Águas de Manaus diz que obras em ruas da capital são para instalação de rede de esgoto


População, no entanto, reclama das condições deixadas nas ruas da cidade. Moradores reclamam das obras feitas por concessionária de água.
Matheus Castro/g1
As obras feitas em ruas das Zonas Sul e Centro-Sul de Manaus são para a instalação da nova rede de esgoto da capital. A informação é da Águas de Manaus, empresa responsável pelo serviço.
A população, no entanto, tem reclamado das condições deixadas nas ruas da cidade, após as obras. Ao g1, um morador da Praça 14 de Janeiro, na Zona Sul, disse que falta um planejamento entre a empresa e a Prefeitura de Manaus para executarem o serviço.
“A prefeitura vem, coloca o asfalto e a Águas de Manaus vai lá e quebra. Para todo canto que você vai, a rua tá quebrada. Já estamos sofrendo com essa fumaça, com esse calor, e aí ainda tem essa obra para complicar ainda mais a nossa vida. Por que eles não alinham com a prefeitura, para que antes da prefeitura recapear a pista, eles quebrem e coloquem isso?”, afirmou o morador, que reclamou:
“É o nosso dinheiro jogado no lixo. Como é que a prefeitura deixa isso? Eles fazem o serviço, a Águas de Manaus vai lá e quebra”, desabafou.
O g1 recebeu relatos de obras também na Compensa, Glória, São Raimundo, Centro, Praça 14, Adrianópolis, Vieiralves, Cidade Nova e Cidadão 1.
Segundo a concessionária, todas obras foram alinhadas com a Prefeitura de Manaus. Além de autorizar o serviço, a administração municipal também fiscaliza os procedimentos e andamento dos serviços.
A empresa ainda afirmou que os moradores de cada região que está recebendo as novas redes de esgoto também são informados sobre as ações, através de equipes de conscientização, que passam de porta em porta explicando sobre a importância do novo serviço.
Moradores reclamam das obras feitas por concessionária de água.
Matheus Castro/g1
Já a Secretaria de Infraestrutura da capital e a Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Agema) disseram que Manaus é a capital do Norte do País que mais recebeu investimentos em saneamento básico nos últimos três anos e “os trabalhos seguem em diversas áreas com serviços de expansão da rede de água tratada, os quais já atendem a mais de 99% da população e o esgotamento sanitário que também está chegando em vários bairros”.
Sobre as obras, os órgãos afirmaram que são medidas necessárias para a melhoria da saúde e da qualidade de vida da população:
“[Os serviços estão] atendendo as metas estipuladas pela Prefeitura de Manaus sob a fiscalização da Ageman que tem acompanhado e vistoriado os projetos e a execução das obras, cobrando inclusive que os serviços de recomposição do asfalto sejam executados atendendo aos critérios técnicos de qualidade, de forma a manter o mesmo padrão dos serviços realizados pela infraestrutura do município”.
Vídeos mais assistidos do Amazonas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.