Estudante da USP tem notebook com pesquisa de doutorado furtado e faz apelo: ‘Preciso muito recuperar’


Material de toda a vida acadêmica dela estava armazenado em equipamento levado de dentro de apartamento na zona Oeste. Prejuízo chega a R$ 15 mil. Estudante de odontologia apela para que ladrão devolva notebook com pesquisa de doutorado
Uma estudante da faculdade de odontologia da USP em Ribeirão Preto (SP) teve dois notebooks furtados do apartamento dela no bairro Vila Tibério, zona Oeste da cidade. A mulher, que prefere não se identificar, afirma que todos os itens levados estão avaliados em cerca de R$ 15 mil, mas eles não são o maior prejuízo. É que toda a vida acadêmica dela estava em um dos equipamentos, inclusive dados da pesquisa de doutorado que ela está desenvolvendo.
A jovem faz um apelo para recuperar pelo menos o notebook com o material de seis anos de estudos.
“Eu preciso muito recuperar, era só isso que eu queria: recuperar isso. Apesar de ter um valor material de certa forma, o valor da minha profissão que está ali dentro é maior. Eu escolhi isso pra minha vida, eu escolhi fazer meu doutorado. Foi uma escolha difícil e está tudo dentro desses computadores, tudo que eu já fiz e tudo que eu ainda tinha para concluir, para fazer”.
📱 NOTÍCIAS NO CELULAR: Faça parte do canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
Estudante da USP em Ribeirão Preto, SP, pede que notebook com material de uma vida dedicada às pesquisas seja devolvido
Cacá Trovó/EPTV
Invasão e furto
O crime aconteceu na quarta-feira (1), por volta das 9h, em um condomínio. A jovem conta que se mudou há pouco tempo para o imóvel para economizar dinheiro.
Nas imagens feitas por câmeras de segurança é possível quando um homem de moto dá voltas pela rua até estacionar e seguir direto para o prédio. Segundo a estudante, ele invadiu o apartamento dela, como se tivesse escolhido de forma premeditada, e saiu levando dois notebooks e uma câmera fotográfica profissional.
“Quando eu vi as imagens, eu achei ele muito confortável. Ele estava tranquilo em sair da moto, de entrar no apartamento, então isso me faz acreditar que ele tinha alguma informação. São 10 apartamentos (…) e entrar só no meu?”, questiona.
Notebook de estudante da USP em Ribeirão Preto levado do apartamento dela
Arquivo pessoal
A estudante, que é bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), está morando em Ribeirão Preto há um ano e se diz insegura após ter sido furtada.
“A gente vem pra cá pra melhorar de vida e acaba que essa sensação de impotência, de que você não consegue fazer nada, é muito ruim. É uma sensação que só quem já passou sabe. Não tem valor material, são minhas coisas, é o meu trabalho, é o que eu fiz, o que eu produzi até agora.”
Um boletim de ocorrência foi registrado na Polícia Civil e as imagens das câmeras de segurança podem ajudar a identificar o suspeito.
Fachada do prédio em Ribeirão Preto de onde ladrão levou notebooks e câmera de estudante da USP
Cacá Trovó/EPTV
Nas redes sociais, ela pede a ajuda de amigos e desconhecidos para recuperar o equipamento e ter de volta anos dedicados ao trabalho na odontologia.
“Se você estiver me ouvindo ou se alguém que conhece esse cara, fale para ele que ele pode ficar com o computador. Eu estava com esse computador desde a graduação. Além de ter muita coisa antiga, tem muita coisa recente do meu doutorado. Se ele puder me devolver, deixar em algum lugar, as outras coisas eu não faço questão alguma de ter de volta.”
Faculdade de odontologia da USP em Ribeirão Preto, SP
Cacá Trovó/EPTV
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão e Franca
Vídeos: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.