Caboclinhos, surpresa na selva, pato-mergulhão e receita de tilápia: assista à integra do programa

Terra de Gente do dia 28 de outubro exibe 3° episódio da série “Selva, a arte de sobreviver”, gravada na floresta amazônica. Assista ao Terra da Gente na íntegra (28/10)
O Terra da Gente deste sábado (28) te leva em uma viagem até Pouso Alegre (MG), a segunda cidade com mais registros de aves, segundo o Wikiaves, e a “pousada natural” dos caboclinhos.
Na “Hora do Rancho”, você aprende a cozinhar uma receita de tilápia saborosa. No terceiro episódio da série de reportagens “Selva, a arte de sobreviver”, os homens do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) mostram quais alimentos podem ou não ser ingeridos na natureza.
A equipe do TG acompanha uma equipe de monitoramento de pato-mergulhão e consegue registros preciosos da espécie. O programa vai ao ar todo sábado, às 14h, na EPTV, afiliada da TV Globo.
Pouso Alegre, onde a natureza e a fé andam juntas
Na cidade de Pouso Alegre (MG), cerca de 1.200 brasileiros, além de pessoas de outros países, se reúnem para cerimônias de espiritualidade todos os anos. Localizado no sul de Minas, o município está em uma região estratégica para os visitantes, que podem explorar por meio de pontes e estradas.
Pouso Alegre, onde a natureza e a fé andam juntas
Desta vez, a aventura do Terra da Gente acontece dentro do Rio Sapucaí, que compõe uma bacia que abastece mais de 1 milhão de pessoas.
Nas margens, diversas espécies aparecem para dar as “boas-vindas” à equipe. Pouso Alegre é a segunda cidade do estado de Minas Gerais com mais registros de aves, segundo o WikiAves, e é parada estratégica dos caboclinhos, que viajam cerca de 7 mil km de distância em migração.
Aprenda a preparar uma receita de tilápia assada
Em Pouso Alegre (MG), a apresentadora da “Hora do Rancho” Nicolle Januzzi conhece um pouco sobre a alimentação dos alunos de escola pública da cidade. De acordo com a equipe escolar, cerca de 15,4 mil estudantes recebem merenda todos os dias.
Hora do Rancho: cozinheira de escola de Pouso Alegre ensina preparo de tilápia assada
O prato que ela aprende com a tia Cleide, uma das cozinheiras da escola, é uma tilápia assada com batatas, tomates e cheiro verde. Confira o passo a passo da receita no programa.
Os sabores inusitados da natureza
No terceiro episódio de “Selva, a arte de sobreviver”, o repórter Paulo Augusto e o repórter cinematográfico Marcelo Moraes continuam sua aventura junto ao Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), unidade vinculada ao Exército Brasileiro, para desbravar as matas amazônicas.
Os sabores inusitados da natureza
Na floresta, a tecnologia pode ser uma grande aliada. O Exército mostra alguns aplicativos que não necessitam de internet para conseguir se localizar no meio da mata.
Os guerreiros da selva também ensinam quais alimentos devem ou não ser consumidos nas matas amazônicas. Nessa parte da aventura, o repórter Paulo Augusto experimenta um petisco diferente.
Monitoramento do pato-mergulhão na Serra da Canastra
O Rio São Francisco, conhecido como ‘Velho Chico’, é um dos rios mais famosos do Brasil. A região da Serra da Canastra também é lar de uma ave rara que ocorre somente no nosso país: o pato-mergulhão.
Monitoramento do pato-mergulhão na Serra da Canastra
A equipe do Terra da Gente percorreu o Velho Chico em busca da ave e também acompanhou um trabalho de monitoramento da espécie. À procura dos ninhos dos patos-mergulhões, o repórter Giuliano Tamura atravessou o rio e a floresta.
Após uma corrente d’água e 2h navegando pelo rio, conseguiram localizar uma família da espécie e fazer um registro muito precioso para os amantes da natureza.
VÍDEOS: Destaques Terra da Gente
O
Veja mais conteúdos sobre a natureza no Terra da Gente
Adicionar aos favoritos o Link permanente.