Público avalia 10 anos do Portal g1 Presidente Prudente e Região: ‘Mais importante, atualizado e confiável canal de notícias on-line’


Internautas acessam conteúdo diariamente e relatam impactos das reportagens em suas vidas. Internautas do Oeste Paulista compartilham opiniões sobre a relevância social do Portal g1 Presidente Prudente e Região
g1/TV Fronteira
O Portal g1 Presidente Prudente e Região completa 10 anos de existência, nesta quarta-feira (1º), com uma lista de notícias de diversos segmentos e, principalmente, a responsabilidade social com os leitores, que o acessam com o objetivo fundamental de buscar as melhores e mais rápidas informações do Oeste Paulista.
Levando em conta os aspectos que conectam todos os dias o público com o portal, a reportagem conversou com lideranças de diferentes representatividades sociais e também com pessoas, que trabalham ou passam pelo Centro de Presidente Prudente (SP), para ouvir e entender as opiniões relacionadas à forma como as informações publicadas por nós influenciam nas suas rotinas.
Portal g1 Presidente Prudente e Região completa uma década de histórias marcantes
O diretor executivo da TV Fronteira, Paulo César de Oliveira Lima, exaltou o profissionalismo dos jornalistas do portal e ressaltou que o g1 Presidente Prudente e Região tem o propósito essencial de “combater mentiras”.
“O g1 se coloca à disposição da sociedade. É onde todos podem buscar gratuitamente a melhor notícia, a melhor informação, os melhores fatos relevantes que acontecem em Presidente Prudente, em toda a região e no Brasil, porque é um portal internacional. É entregar o melhor produto para o mercado e para a população”, ressaltou Lima.
Diretor executivo da TV Fronteira, o empresário Paulo César de Oliveira Lima
Rodrigo Marinelli/g1
A diretora executiva da TV Fronteira, Luciane Lima, enalteceu o pioneirismo e a credibilidade do portal, que, relacionado ao mercado, garante “visibilidade e indexação orgânica para marcas e produtos” dos anunciantes.
“Significa que, ao ser mencionado em matérias, anúncios ou conteúdo do portal, uma marca ou produto ganha maior visibilidade nos resultados de busca, alcançando um público mais amplo e diversificado de forma natural”, pontuou.
Além disso, ainda de acordo com Luciane, essa associação traz uma “valiosa credibilidade ao conteúdo divulgado”.
“Diferente dos anúncios veiculados nas redes sociais, estar relacionado ao g1 Presidente Prudente e Região transmite confiança aos consumidores. Nossa credibilidade se resume à nossa história de dez anos de muito trabalho. Desde os primórdios, nos preocupamos em conseguir fontes confiáveis e qualidade da informação que oferecemos. Isso é possível porque temos uma equipe jornalística competente e apaixonada pelo que faz. Esse é o nosso segredo e, também, nosso diferencial” concluiu a diretora.
Diretora executiva da TV Fronteira, Luciane Lima
Pablo Henrique/TV Fronteira
Para o diretor do 8º Departamento de Polícia Judiciária do Interior (Deinter-8), delegado Walmir Geralde, o g1 é o “mais importante, atualizado e confiável canal de notícias on-line da região”.
“No passado não muito recente, especialmente nas regiões interioranas, o rádio cumpria o papel de levar a informação de maneira ágil à população. Os jornais aprofundavam o conhecimento, mas atingiam uma parcela pequena de pessoas. Com a ampliação da rede de internet, nasceram os portais de notícias, ferramenta mais ajustada às exigências da sociedade. E o g1 Presidente Prudente e Região soube se adaptar à realidade regional com investimentos em tecnologia e recursos humanos de qualidade, por isso, celebra com excelência estes 10 anos de existência”, celebrou Geralde.
O delegado ainda pontuou que o veículo cumpre “um papel de canal de comunicação de fatos com veracidade através do noticiário atualizado no portal” e “funciona como um organismo de intervenção social saudável para auxílio da população de Presidente Prudente e região”.
Diretor do 8º Departamento de Polícia Judiciária do Interior (Deinter-8), Walmir Geralde
Polícia Civil
Ainda no setor policial, o comandante do 8º Comando de Policiamento do Interior (CPI-8), coronel Márcio Cortez, destacou o g1 Presidente Prudente e Região como fundamental para manter a comunidade “informada, envolvida e capacitada em relação aos acontecimentos e desafios locais”.
“Ele contribui para a formação da opinião pública, a promoção da cidadania ativa e o desenvolvimento regional ao destacar as questões que afetam diretamente a vida das pessoas, com acontecimentos do seu dia a dia e em suas localidades específicas. Entendo que, ao cobrir notícias e eventos locais, o portal ajuda a criar uma sensação de pertencimento e de comunidade entre os moradores. Ele oferece uma plataforma com variedade de formatos, como vídeos, fotos e infográficos, que enriquecem a experiência do leitor, fazendo as pessoas envolverem-se e discutirem questões locais, compartilhar informações e se conectar com outros que compartilham os mesmos interesses e preocupações”, ressaltou.
Comandante do 8º Comando de Policiamento do Interior (CPI-8), coronel Márcio Cortez
CPI-8
Para o ambientalista e presidente da Associação em Defesa do Rio Paraná, Afluentes, e Mata Ciliar (Apoena), Djalma Weffort, o noticiário do portal tem grande importância por conta da “credibilidade”.
“Tem relevância social porque tem o respaldo das Organizações Globo e notável inserção em todas as camadas da população: é popular, gratuito e de fácil acesso”, afirmou Weffort.
Djalma Weffort, presidente da Associação em Defesa do Rio Paraná, Afluentes e Mata Ciliar (Apoena), durante ação de plantio de mudas de árvores em área de reserva legal, às margens do Rio Paraná, em Presidente Epitácio (SP)
Apoena
Já o presidente do Sindicato Rural de Presidente Prudente, Carlos Roberto Biancardi, destacou a necessidade da presença de veículos de comunicação “sérios e confiáveis para obter informações sobre as diversas atividades e eventos de interesse geral” em todas as regiões do Brasil.
“Dentro desta perspectiva, o g1 exerce papel importante divulgando fatos e eventos de variados aspectos da vida regional. Exerce assim importante papel de comunicação, informação, e acesso a toda população de Presidente Prudente e da região”, mencionou Biancardi.
Presidente do Sindicato Rural de Presidente Prudente, Carlos Roberto Biancardi
TV Fronteira
O presidente da União das Entidades de Presidente Prudente e Região (Uepp), Renato Michelis, parabenizou todos os responsáveis pela manutenção, pela transparência e pela responsabilidade do portal nestes 10 anos de existência.
“Os novos meios de comunicação facilitaram o acesso à informação. Independentemente do local e da hora, toda a população tem acesso de forma democrática. Nesse contexto, o portal g1 é um dos mais importantes meios de informação, pois atende toda região e dá conhecimento dos fatos relevantes que acontecem em Presidente Prudente e Oeste Paulista”, citou Michelis.
Presidente da União das Entidades de Presidente Prudente e Região (Uepp), Renato Michelis
TV Fronteira
Exercício da democracia
Wesley Cardoso Cotini, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Presidente Prudente, levantou o papel do g1 no “exercício da democracia e da liberdade de expressão”.
“O portal g1 é moderno, de fácil alcance de todos e desempenha um papel importante no exercício da democracia e da liberdade de expressão. Temos informação, entretenimento, qualidade, incentivo aos projetos sociais locais e da região possibilitando uma integração da sociedade com maior aproximação entre as pessoas. Presenciamos diariamente um trabalho com seriedade, respeito, imparcial, combatendo as fake news e incentivando a busca pela fonte das informações, cultura e educação, ajudando no crescimento e desenvolvimento da nossa cidade e região”, parabenizou Cotini.
Wesley Cardoso Cotini, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Presidente Prudente (SP)
Gelson Netto/g1
A variedade das notícias do portal é o maior atrativo para o presidente da Federação das Entidades Assistenciais de Presidente Prudente (Feapp), Leandro Pires, que disse acessar o g1 porque “tem tudo o que acontece na cidade”.
“As notícias, atualidades, tudo o que acontece na região, eventos, parte social, as nossas entidades sempre [estão] em evidência, a força que vocês dão para nós nos eventos, as reportagens que vocês fazem. Sem contar que vocês trazem o dia a dia de Prudente e região. Antes, demorava para chegar e, agora, você clica lá e já tem a notícia. É bem on-line mesmo, acontece e vocês já colocam a matéria”, adicionou Pires.
Presidente da Federação das Entidades Assistenciais de Presidente Prudente (Feapp), Leandro Pires
TV Fronteira
Na opinião do presidente da Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente (Acipp), Raul Audi Júnior, a cobertura do portal tem um importante papel social, pois “informa, conscientiza, fomenta o debate e colabora para a tomada de posição de pessoas e organizações, frente a temas de interesse de Prudente e região”.
“É admirável a postura do portal, que não se limita apenas a noticiar os fatos, empenhado sempre em acompanhar o seu desenrolar e desdobramentos, e em cobrar das autoridades e instituições pertinentes um posicionamento sobre as questões que afetam a nossa comunidade. Com um jornalismo de qualidade, acessível aos cidadãos, o g1 dá a sua relevante contribuição ao desenvolvimento econômico e social da região”, ainda frisou Audi Júnior.
Presidente da Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente (Acipp), Raul Audi Júnior
TV Fronteira
Uma das lideranças do meio artístico em Presidente Prudente, o ativista cultural Tiago Munhoz destacou o compromisso ético do portal com a sociedade.
“Acredito que a relevância social do g1 se mostra quando observamos uma grande diversidade de notícias com os temas mais variados possíveis. Há um compromisso ético importante para se destacar: o fato de não apresentar as notícias de modo sensacionalista, ou com exageros ou expondo pessoas. Há cuidados com temas delicados e eu sinto um compromisso com a informação”, mencionou o artista de rua.
Artista de rua e ativista cultural Tiago Munhoz, um dos integrantes do Coletivo Cultural Galpão da Lua
TV Fronteira
Opinião popular
A nossa reportagem também percorreu o Centro de Presidente Prudente para ouvir o que as pessoas mais consomem e de que forma o jornalismo informa e impacta suas rotinas.
O gerente de marketing Marcos Henrique dos Santos conversou com a equipe e apontou que, para ele, os conteúdos mais atrativos, além da área policial, são os relacionados às ações sociais.
“Aquelas matérias que mudam a vida das pessoas. Principalmente, quando as pessoas se juntam por uma causa boa. Uma ação para o Dia das Crianças, pessoas que se juntam por uma associação e acabam ajudando outras pessoas. Por ser uma coisa bem mais rápida, porque, por exemplo, muitas pessoas vão estar com o celular na mão, então, às vezes, a pessoa quando quer saber de alguma coisa, vai procurar onde? Principalmente no portal. É no g1 que tem mais informações, quando você precisa de mais dados profundos. Nesse caso, o portal, com certeza, é importante”, explicou Santos.
Gerente de marketing Marcos Henrique dos Santos, em frente ao shopping popular Calçadão Villa Romana, em Presidente Prudente (SP)
Leonardo Bosisio/g1
Já a fonoaudióloga Beatriz Goulart Caetano, que trabalha no Hospital Regional (HR), enfatizou que, justamente por lidar diariamente com a área da saúde, sempre tem de estar atenta ao que acontece.
“Geralmente, é mais sobre a questão de saúde e também questões sobre segurança pública. Como eu trabalho na área da saúde, eu sempre tenho de estar atenta ao que está acontecendo atualmente, então, além das pesquisas relacionadas ao campo científico, eu tenho de fazer pesquisas sobre o que está acontecendo no dia a dia. Como é da região, acho que o g1 traz mais coisas próximas das pessoas daqui, então, traz mais proximidade e as pessoas conseguem se identificar melhor”, disse Beatriz, que aguardava o transporte em ponto de ônibus na Praça Monsenhor Sarrion.
Fonoaudióloga Beatriz Goulart Caetano, em um ponto de ônibus na Praça Monsenhor Sarrion, em Presidente Prudente (SP)
Leonardo Bosisio/g1
As entregadoras de panfletos Roseli Barbosa da Silva e Luana Mendes Ferreira de Oliveira trabalham no Calçadão, um dos locais mais movimentados de Presidente Prudente, e, em entrevista à reportagem, pontuaram que consideram o portal confiável e acessam as notícias no “dia a dia”.
“Eu sempre procuro coisas mais de acidentes. Lá está certinho explicando como foi o ocorrido. Ali nas matérias tem detalhes. Tudo é ‘vamos procurar no g1’”, mencionou Roseli.
Para Luana, as reportagens que ensinam a produção de receitas, no #Receitando, são as mais atrativas. Apesar disso, a trabalhadora também acessa outros temas.
“Notícias de trânsito mesmo, pedágios, essas coisas, quando tem blitz na base policial. É o portal que eu mais acesso”, complementou.
Roseli Barbosa da Silva (à esquerda) e Luana Mendes Ferreira de Oliveira (à direita), no Calçadão, em Presidente Prudente (SP)
Bárbara Munhoz/g1
Nascido em Osasco (SP), o professor de dança de salão Paulo Rafael de Oliveira se mudou para Presidente Prudente há nove anos, logo após trabalhar em uma obra de duplicação de uma rodovia. Criado em Recife (PE), ele gostou tanto da maior cidade do Oeste Paulista que decidiu se mudar para cá. No dia a dia, o dançarino disse que costuma procurar mais por “notícias do setor policial”.
“O ideal é conscientizar a população de algumas formas, para alertar. Eu acho que é importante para as pessoas se informarem, porque você vendo uma notícia já vai ficar um pouco mais preparado com aquilo que aconteceu. Geralmente, quando eu vou pesquisar alguma coisa que eu estou em dúvida, eu vou no g1, porque, se está no g1, mostra que eles foram atrás, porque existe muita fake news aqui, no Brasil inteiro, você não pode sair lendo qualquer notícia, porque se não você vai estar divulgando coisa errada”, relatou à reportagem.
Professor de dança Paulo Rafael de Oliveira, na Praça Monsenhor Sarrion, em Presidente Prudente (SP)
Bárbara Munhoz/g1
Ainda no Calçadão, o assistente social Pablo Danilo Câmara de Araújo contou que se interessa por todo o material noticioso que envolve as políticas da região.
“Eu me interesso mais por política, as políticas aqui da nossa região, do Oeste Paulista e de Presidente Prudente, e a parte econômica, tudo o que envolve saneamento básico e está acontecendo aqui. É de uma relevância muito importante, porque você fica sabendo do que acontece, esse portal vem para agregar e fortalecer o que acontece em Prudente”, reforçou.
Assistente social Pablo Danilo Câmara de Araújo, no Calçadão, em Presidente Prudente (SP)
Leonardo Bosisio/g1
O comerciante João Rodrigues de Castro salientou que consome os nossos conteúdos noticiosos diariamente, pelo celular, para sempre estar por dentro das questões que “envolvem o bolso de quem mora em Presidente Prudente”.
“Eu estou olhando todos os dias, pelo celular, a questão de radares, multas, coisas que envolvem o bolso de quem mora na cidade, gastos, impostos e a questão de fiscalização de trânsito. É importante, porque eu acho que um portal como o g1 traz informações da nossa cidade e da região, é melhor que você ter informações de uma outra região, é importante fazer a reportagem aqui, falar sobre as coisas que acontecem aqui”, citou.
Comerciante João Rodrigues de Castro, no Calçadão, em Presidente Prudente (SP)
Bárbara Munhoz/g1
A cozinheira Sueli Marcelina, que veio de Bataguassu (MS) para Presidente Prudente, disse se interessar pelas matérias culturais do portal e, principalmente, pelas relacionadas à sua área profissional.
“Eu gosto de aproveitar, de estar visitando, tipo o Centro Cultural Matarazzo, então, eu procuro esses lugares [nas matérias do g1]. Eu acesso muito as receitas também, porque eu cozinho. É importante porque a gente fica informada, eu acesso todos os dias à noite, às vezes eu perco o jornal da TV Fronteira, aí eu procuro pelo celular”, relatou.
Cozinheira Sueli Marcelina, no Calçadão, em Presidente Prudente (SP)
Bárbara Munhoz/g1
O servidor público Paulo César Gomes, por sua vez, destacou três temas que mais lhe chamam a atenção na cobertura do g1 Presidente Prudente e Região: economia, ecologia e política.
“Geralmente, consumo tudo o que acontece na cidade com relação à Prefeitura [de Presidente Prudente]. A população vai buscar coisas reais e verdadeiras, e o portal propicia isso. Eu consumo diariamente. Eu só tenho a agradecer e elogiar pelo trabalho que é bem feito, pela confiabilidade que o portal passa e pelas matérias”, adicionou.
Servidor público Paulo César Gomes, no Calçadão, em Presidente Prudente (SP)
Leonardo Bosisio/g1
Durante pelo menos quatro dias na semana, a jovem Tamiris Santana, que é autônoma e moradora de Presidente Prudente, consome os materiais jornalísticos do portal para se manter informada.
“Tem coisas que a gente só fica sabendo por conta do g1. Eu acho muito importante, porque muitas coisas que a gente não sabe ficam ocultas, então, assim, quando a gente acessa o portal, a gente procura bastante informação e sempre está antenada no que está acontecendo”, finalizou à reportagem.
Autônoma Tamiris Santana, no Calçadão, em Presidente Prudente (SP)
Bárbara Munhoz/g1
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.