SC entra em alerta com risco muito alto de deslizamentos, além de alagamentos e granizo


Oeste do estado pode registrar até 120 mm de chuva, segundo a Defesa Civil. A Defesa Civil fez novo alerta e informou que é muito alto o risco de deslizamentos, queda de blocos e fluxo de detritos em Santa Catarina neste sábado (28) e domingo (29).
Segundo o órgão, além da chuva que já caiu, ainda é esperado alto volume em todas as regiões, com maior intensidade no Oeste. Também há risco de alagamentos e granizo.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santa Catarina no WhatsApp
Novo alerta da Defesa Civil indica risco muito alto para deslizamentos em SC
Reprodução/Defesa Civil de SC
Neste fim de semana, as regiões mais próximas ao litoral têm risco alto para movimentação de terra. Já no Oeste, Vale do Itajaí e Planaltos Norte e Sul o risco é muito alto.
Até às 11h deste sábado, ocorrências de deslizamentos já tinham sido registradas em todas regiões do estado, segundo a Defesa Civil. O órgão destacou que “movimentações podem se desencadear mesmo em períodos sem a presença de chuva devido ao solo já estar encharcado”.
“Estamos enfrentando uma nova onda (de chuva) que começou ontem (sexta-feira) e se intensifica hoje (sábado) com chuva de até 100 milímetros. Há previsão de mais volume de chuva para amanhã (domingo). Volumes elevados são esperados em quase todo o estado, com maior atenção no Vale do Itajaí”, disse o capitão Armando, Secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil.
Segundo o capitão, o órgão também tem como missão controlar as barragens, que já foram fechadas para regular o fluxo das águas. “As previsões, se confirmadas, teremos níveis de alagamentos em algumas cidades, mas não como ocorreu nos últimas semanas”, enfatizou.
Sinais de alerta de deslizamentos
A Defesa Civil reforça para a população ficar atenta a sinais de deslizamentos de terra:
Se há inclinação de cercas, muros, postes e árvores;
Aparecimento de água e protuberâncias na base da encosta;
Sons incomuns, como árvores quebrando e estalos na encosta
Rachaduras ou fendas em encostas;
Rachaduras novas nas paredes;
Portas ou janelas empenarem ou emperrarem de repente;
Muros e paredes estufadas;
Estalos;
Águas mais barrentas que o normal.
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias
Adicionar aos favoritos o Link permanente.