Tio oferece carona para quem doa sangue para a sobrinha internada com leucemia em outra cidade


Vanessa Scanavacca foi diagnosticada em outubro e precisa de 15 doações de sangue por dia. Tio dá carona para doadores de sangue para sobrinha que está com leucemia em Araraquara
Uma rede de solidariedade envolvendo dezenas de pessoas está fazendo uma força-tarefa para garantir o mínimo de 15 doações de sangue por dia para uma mulher de São Carlos (SP) que está internada em Araraquara em tratamento contra a leucemia.
Vanessa Thais Scanavacca, de 31 anos, foi diagnosticada com a doença no final de outubro, após o aparecimento de manchas roxas no corpo. O tratamento começou em São Carlos, mas ela logo foi transferida para a Santa Casa de Araraquara para receber a quimioterapia e, por isso, precisa de muitas doações de sangue.
📲 Receba notícias seguindo o canal do g1 São Carlos no WhatsApp
Valdenei da Fonseca dá carona para pessoas dispostas a doar sangue para a sua sobrinha
Fabio de Souza/EPTV
“No processo de quimioterapia, a medula fica parada e não produz nada e tudo o que a gente precisa do sangue é fornecido por meio de doação: as plaquetas para coagulação, as células vermelhas para manter o nível de oxigênio, tudo é fornecido externamente”, explicou o médico Reinaldo Bonfá, responsável pelo hemonúcleo de Araraquara.
LEIA MAIS:
Mecânico chega atrasado ao Enem após confusão de endereço e ganha um ano de cursinho em São Carlos
Após se aposentar, idoso de 92 anos entra na Justiça para poder continuar restaurando livros em biblioteca
Resgatado de maus-tratos, ‘cachorro roqueiro’ vira atração em show no interior de SP
O diagnóstico de Vanessa abalou a família, mas assim que soube das suas necessidades, a família começou a se mobilizar para conseguir doadores de sangue.
“Pegou todo mundo de surpresa, a gente ficou muito abatido. A Vanessa é alegre, bem família , pratica o esporte dela, trabalhadeira, está sempre disposta a ajudar todo mundo”, contou o tio Valdenei da Fonseca.
Família de Vanessa Thais Scanavacca, de 31 anos, faz mobilização para garantir 15 doações de sangue durante o tratamento com quimioterapia
Arquivo pessoal
Como não pode ser doador de sangue, resolvei ajudar levando doadores de São Carlos para Araraquara, em um trajeto de aproximadamente 40 km.
“Devido à distância e a dificuldade de algumas pessoas de terem transporte ou ter um tempo livre no trabalho, a gente ofereceu a logística para transportar essas pessoas e eu fiquei surpreso com a rapidez que o pessoal se prontificou a ajudar”, afirmou Fonseca.
A família e os amigos criaram uma conta no Instagram para organizar as doações e as caronas para que a mobilização funcione até o final do tratamento de Vanessa.
Família de Vanessa Scanavacca fez conta no Instagram para organizar caronas para quem vai doar sangue para ela
Reprodução Instagram
Logo no primeiro dia, o carro saiu lotado de São Carlos para a cidade vizinha com pessoas dispostas a ajudar. Algumas doadores de primeira viagem.
“Eu morro de agulha, mas é por um bem maior para uma coisa boa e necessária então a gente coloca isso na frente do medo”, afirmou a autônoma Sarah Isabelly Espim.
A autônoma Sarah Isabelly Espim doou sangue pela primeira vez para ajudar mulher de São Carlos que está em tratamento contra a leucemia
Fabio de Souza/EPTV
Veja os vídeos da EPTV Central
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara
Adicionar aos favoritos o Link permanente.