Chuvas fazem nível e vazão do Rio Piracicaba superarem média de novembro e Inmet emite alerta


Vazão era de 194,43 mil litros de água por segundo (m3/s) na manhã desta segunda (4). Valor é quase 145% maior que a média histórica para novembro todo, que é de 79,67 m3/s. Vazão do Rio Piracicaba é 145% maior que média para novembro em três dias.
Edijan Del Santo/EPTV
O volume de chuvas registrado entre este sábado (2) e domingo (3) em Piracicaba (SP) foi suficiente para fazer o Rio que leva o nome da cidade superar o nível médio de profundidade esperado para novembro. A vazão do manancial também ficou 145% maior que a expectativa para o período nesta segunda-feira (4). A região deve seguir com chuvas intensas durante a semana.📝 – Leia mais, a seguir.
Dados da Estação Convencional do Departamento de Engenharia de Biossistemas (LEB) da Escola Superior de Agricultura (Esalq), o campus da USP na cidade, apontam que a cidade teve 84 milímetros de chuvas, no acumulado entre esta sexta (1º) e domingo (3). Veja detalhes, abaixo.
📲 Participe do Canal do g1 Piracicaba e região no WhatsApp
Força da água
Imagens registradas na manhã desta segunda-feira (4) mostram a força da água no salto do Rio Piracicaba na região da Rua do Porto, um dos pontos turísticos mais tradicionais da cidade.
A vazão do Rio Piracicaba às 7h desta segunda-feira (4) era de 194,43 mil litros de água por segundo (m3/s). O valor é quase 145% maior que a média histórica para novembro todo, que é de 79,67 m3/s.
Nível
Por volta das 10h desta segunda-feira (4), o nível do Rio Piracicaba, na região da Rua do Porto, atingiu 2,91 metros de profundidade, de acordo com dados do Departamento de Águas e Energia do Estado de São Paulo (Daee), divulgados no boletim da Sala de Situação das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ). A média histórica para novembro é de 1,65 metro.
Vazão do Rio Piracicaba fica 145% acima da média esperada para novembro, segundo dados do Daee-SP.
Edijan Del Santo/EPTV
Acumulado de chuvas em 3 dias
Dados do Posto Meteorológico Jesus Marden do Santos da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) indicam que cidade somou 84,1 milímetros em volume de chuvas entre os dias 1º e 3 de novembro. A marca equivale a quase 62% a média esperada para todo o mês.
A média histórica para o volume de chuvas em novembro é de 135,9 milímetros, segundo a Estação Convencional do Departamento de Engenharia de Biossistemas (LEB).
Volume de chuvas – De 1º a 3 de novembro de 2024
Alerta para chuvas intensas
A região de Piracicaba se insere no aviso laranja de perigo para chuvas intensas com rajadas de vento de até 100 km por hora entre esta segunda (4) e terça-feira (5).
O aviso emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica previsão de volume de chuvas de 50 a 100 milímetros por dia e ventos intensos de 60 a 100 quilômetros por hora, com possibilidades de queda de granizo.
Região de Piracicaba tem alerta laranja de perigo para chuvas intensas.
Reprodução/Inmet
🌬️Ventos
🎐O alerta laranja para perigo de chuvas intensas do Inmet vale até às 10h desta terça-feira (5), o segundo na escala de intensidade, aponta possibilidade de chuvas com volume entre 30 e 60 milímetros por hora ou até 50 ou 100 milímetros por dia, com ventos intensos, 60 a 100 quilômetros por hora e queda de granizo.
🔌O aviso aponta ainda risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.
📝O Inmet faz as seguintes recomendações:
⛈️🎐Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda
📲🔌Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada
👨‍🚒 ☎️Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)
Chuvas em Piracicaba
Claudia Assencio/g1
Outubro com poucos dias de chuvas
Na última semana de outubro as chuvas que atingiram Piracicaba (SP) já tinham modificado cenário de pedras aparentes e aguapés no leito do rio que leva o nome da cidade na região da Rua do Porto, mas ainda não tinham sido suficientes para alcançar a média de chuvas esperadas para o mês.
Outubro registrou a menor soma de dias com chuvas em Piracicaba (SP) desde 2020. Neste ano, a cidade teve apenas oito dias com precipitações a última quinta-feira (31).
Chuvas modificam cenário de pedras e aguapés no Rio Piracicaba, mas não alcançam média esperada para outubro
Montagem/Reprodução/EPTV
Histórico
Ainda que o volume de chuvas registrado em outubro deste ano não supere a média histórica esperada para o período, um ranking feito a pedido pelo LEB-Esalq, a pedido do g1, aponta o décimo mês de 2024 está longe de ter tido o pior balanço de precipitações desde que a Estação iniciou as medições, em 1917. – Veja na tabela, abaixo.
Histórico de Volume Parcial de Chuvas registrado em outubro entre 1917 e 2024
Pedras aparentes no Rio Piracicaba na manhã desta segunda-feira, dia 30 de setembro/ Arquivo.
Reprodução/EPTV
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba
Adicionar aos favoritos o Link permanente.