Concurso do Tribunal de Justiça do RN é suspenso temporariamente; entenda


Decisão da Comissão Especial de Concurso Público comunicou que a suspensão acontece em razão de uma consulta formulada ao CNJ sobre regra para candidatos negros. Prédio fachada sede do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte RN TJRN
Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi
O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) divulgou no início da tarde desta sexta-feira (27) que resolveu pela suspensão temporária do concurso público para o preenchimento de 229 vagas no judiciário estadual, que estava em andamento. Não há data para continuidade.
A decisão é da Comissão Especial de Concurso Público do Poder Judiciário do RN, que comunicou que a suspensão acontece em razão de uma consulta formulada ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Na decisão, o tribunal busca esclarecer se uma resolução publicada pelo CNJ em agosto deste ano, será aplicada ao concurso que está em andamento, já que a decisão somente entrou em vigor após a publicação dos editais para o certame.
De acordo com a resolução número 516, publicada pelo CNJ, está proibido o estabelecimento de nota de corte ou qualquer espécie de cláusula de barreira para candidatos negros na prova objetiva seletiva. A decisão é válida para todos os tribunais do país.
Os candidatos realizaram as provas no dia 4 de junho. Foram publicados três editais, com cargos em níveis médio e superior, além de cadastro de reserva. No cronograma inicial, o resultado final do concurso estava previsto para o dia 25 de outubro deste ano.
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp e receba no seu celular as notícias do estado
Veja os vídeos mais assistidos no g1 RN
Adicionar aos favoritos o Link permanente.