Dia de travessuras? Saiba por que o Brasil celebra o Saci no 31 de outubro em vez do Halloween


Em outros países, a data é marcada pelo Halloween, também chamado de Dia das Bruxas. Apesar do apelo cultural globalizado, no Brasil, por lei, a celebração é outra: Dia do Saci, personagem folclórico de origem brasileira. Dia de travessuras? Saiba por que o Brasil celebra o Saci no 31 de outubro ao invés do Halloween.
Arte do desenhista José Luiz Nogueira Ohi
Nesta terça-feira (31) é celebrado nos Estados Unidos, Irlanda e em outros países ao redor do mundo o Halloween, também chamado de Dia das Bruxas, com as tradicionais decorações de abóbora, comidas típicas e a brincadeira de crianças saindo de porta em porta pedindo por doces. No Brasil, a data também é de festa, mas tem como estrela uma figura folclórica, que apesar de travessa, não é aterrorizante: é o Dia do Saci!
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Personagem das lendas, o Saci é marcado pelo gorro vermelho e por pregar peças, praticando as famosas travessuras, que o fazem ser conhecido como um garoto levado. Ele faz parte da cultura do país e teve o dia 31 de outubro instituído por lei como o Dia do Saci no país inteiro, um contraponto ao Halloween.
Em 2013, por meio da Comissão de Educação e Cultura, foi elaborado o Projeto de Lei Federal que oficialmente consolidou e instituiu o 31 de outubro como o Dia do Saci no país inteiro. Antes disso, em 2004, a data já era celebrada ao menos no estado de São Paulo.
Festa do Saci em São Luiz do Paraitinga.
Divulgação/Bem Bolado
Em São Luiz do Paraitinga, no interior de São Paulo, essa data é comemorado com festa, por pessoas que querem resgatar e valorizar o folclore brasileiro. Segundo Eduardo Coelho, de 54 anos, que se declara um Saciólogo (um estudioso e especialista em sacis), o movimento não é uma oposição ao Halloween e sim uma valorização do folclore brasileiro.
“Esse movimento não uma oposição ao Halloween e sim uma valorização do folclores. O Saci é o grande ícone de toda mitologia rica e imaginária do folclore. Os eventos que fazemos na cidade é de forma educacional, é um evento cultural e turístico de São Luiz”, disse.
Apesar da lei e de iniciativas como a de Eduardo, que tentam valorizar o folclore nacional, o ‘saciólogo’ acredita que o Dia do Saci ainda não é muito comemorado no país, perdendo para o Dia das Bruxas, que tem um apelo maior entre os brasileiros.
“O marketing do Halloween é forte no mundo todo, mas estamos lutando para trazer essa cultura do dia do Saci. A lei estadual que tornou o dia oficialmente nos ajuda muito. Acreditamos que aos poucos vai agregando mais pessoas, é um trabalho educacional e vem formando uma geração que comemora o dia do Saci”, afirmou.
Imagem de arquivo – Folião fantasiado de Saci Pererê em meio aos bonecos gigantes de Olinda em 2023.
Leo Caldas/Titular Fotografia
Mas, afinal, porque o Saci foi escolhido para representar o folclore? Para Eduardo, existe explicação para o Saci ser o personagem selecionado como protagonista, dentre tantos outros personagens da mitologia brasileira.
“O Saci é popular no Brasil inteiro, de norte a sul, todos conhecem. Pra gente se tornou o grande ícone, ele puxa a fila de toda mitologia brasileira, foi escolhido também por seu um grande representante da cultura brasileira”, contou.
“O gorro vermelho do Papai Noel representa os Europeus; a aparência representa nossa descendência afro; já as traquinagens como danças e por ser o guardião das matas, representa os indígenas”, analisou o saciólogo.
Para celebrar a data, a cidade de São Luiz do Paraitinga(SP) realiza todos os anos a tradicional Festa do Saci, que já está na 21ª edição. A festa não se limita ao dia 31, contando com programação este ano que vai até o dia 5 de novembro. Confira a programação clicando aqui.
Capa do álbum ‘Saci’ de Pedro de Alcântara e Gabriel Grossi.
Arte de Ficore Kalic
Qual a lenda do Saci?
Diz a lenda e o imaginário popular que Saci é conhecido por ser um menino travesso, que tem apenas uma perna, usa um gorro vermelho e um cachimbo, e é capaz de desaparecer e aparecer quando bem entender.
A lenda do Saci conta que ele é um ser encantado que vive nas matas e florestas do Brasil, particularmente em regiões com densa vegetação. Ele é conhecido por suas travessuras, como esconder objetos, fazer trilhas de redemoinhos de vento e pregar peças em pessoas.
A Turma do Pererê representa o folclore brasileiro com um saci, nas histórias de Ziraldo.
Divulgação
Uma característica marcante do Saci é o fato dele ter apenas uma perna, o que o torna ágil e capaz de se mover rapidamente.
O Saci-Pererê é uma figura muito presente na cultura brasileira, fazendo parte do folclore do país. Ele foi popularizado em várias histórias, músicas, livros e até mesmo desenhos animados.
Uma das adaptações em que o personagem aparece é no Sítio do Picapau Amarelo, que foi televisionado pela Rede Globo como série infantil nos anos 2000.
Saci é um personagem do folclore brasileiro.
Arte do desenhista José Luiz Nogueira Ohi
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.