Entenda como funciona o controle de tráfego da Central de Monitoramento em Piracicaba


Agentes podem, por exemplo, liberar um semáforo mais rapidamente quando o trânsito está mais intenso. Central de Monitoramento de Piracicaba controla tempo dos semáforos; conheça o local
Você sabe como funciona o monitoramento do trânsito em Piracicaba (SP)? A cidade tem uma Central Integrada de Monitoramento e Mobilidade, que consegue, por exemplo, controlar o tempo dos semáforos á distância, conforme o fluxo de veículos. Entenda abaixo como funciona esse controle. 👇
📲 Receba no WhatsApp notícias da região de Piracicaba
Essa central é onde agentes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran) monitoram o trânsito, por meio de câmeras de segurança que estão espalhadas pela cidade.
Por meio disso, eles podem, por exemplo, liberar um semáforo mais rapidamente quando o trânsito está mais intenso. Segundo o agente de trânsito Fábio Luís Simões, que trabalha na central, o objetivo principal da central é a fluidez no trânsito da cidade.
“Tentar minimizar o impacto de alguma ocorrência de trânsito, um acidente, um veículo quebrado, que impacta diretamente na fluidez no trânsito. A gente consegue daqui fazer ajustes no semáforo, mudar o tempo para tentar dar mais fluidez”, explicou.
Central Integrada de Monitoramento em Piracicaba
Reprodução/EPTV
Quando ocorre um acidente, a Central de Monitoramento também pode auxiliar, informando às equipes que estão nas ruas para prestarem os atendimentos necessários.
“A gente tem câmeras locadas em pontos estratégicas, em avenidas de maior fluxo”, completou Fábio. Ele explica que as equipes fazem ajustes conforme o necessário, em horários de pico.
Segundo a Central, os pontos mais críticos de trânsito pela manhã são a Avenida Dr. Paulo de Moraes, no bairro Paulista, Avenida Independência, no Bairro Alto, e Avenida Centenário, no São Dimas.
Além das 15 câmeras da Central Integrada de Monitoramento e Mobilidade, Piracicaba também tem uma Central de Monitoramento Eletrônico, da Guarda Municipal. Neste caso, são 125 câmeras, que monitoram com objetivo de coibir a criminalidade.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba
Adicionar aos favoritos o Link permanente.