Enem 2023: professora lista cinco repertórios que poderiam ser usados na redação


Tema da redação do exame neste ano é “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. Enem 2023: professora indica cinco repertórios que podem ser usados na redação
O tema da redação do Enem 2023 é “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. A partir dele, a professora Josy Kelly indicou cinco exemplos de repertórios que os candidatos poderiam ter usado na prova de produção textual com essa proposta.
Compartilhe esta notícia pelo Whatsapp
Compartilhe esta notícia pelo Telegram
Na lista, a professora de redação aponta filmes, séries, norma e uma pesquisa. Veja abaixo:
Com Regina Casé, longa ‘Que Horas Ela Volta’ está entre os que serão exibidos na mostra
Diulgação
‘Que horas ela volta?’ – filme
Para a professora, o filme “Que horas ela volta?” retrata como o trabalho da mulher dentro de casa não é valorizado até quando ela exerce funções domésticas como profissão.
LEIA TAMBÉM:
Noivos vendem água em local de provas do Enem para pagar festa de casamento
Missionária aposta no Enem para cursar fisioterapia e atender comunidade de forma voluntária
No longa-metragem, uma empregada doméstica nordestina mora na casa dos patrões, que sempre disseram que ela faz parte da família, em São Paulo. No entanto, ela nunca foi tratada assim, mesmo tendo que cuidar do filho do casal como se fosse dela, enquanto a própria filha estava no Nordeste.
‘Telefonistas’ – série
Os episódios ganham forma em um cenário em que as mulheres eram vistas com apenas uma função: cuidar da casa e dos filhos. Além disso, eram enxergadas como propriedade dos maridos ou dos pais.
No decorrer do seriado, as personagens se tornam um símbolo do empoderamento enquanto questionaram os comportamentos “tradicionais” e encaram a luta pelos próprios direitos.
Série ‘Telefonistas’
Divulgação
Simone de Beauvoir – citações
Para quem gosta de usar citações na redação, uma boa pedida é citar a escritora Simone de Beauvoir.
A autora, segundo a professora Josy, defende a inserção da mulher na sociedade e no meio trabalhista.
Veja algumas frases famosas de Simone Beauvoir:
“No dia em que for possível à mulher o amor não em sua fraqueza, mas em sua força, não para escapar de si mesma, mas para se encontrar, não para se abater, mas para se afirmar. Naquele dia o amor se voltará para ela, assim como para o homem, a fonte de vida e não de perigo mortal. Enquanto isso, o amor representa em sua forma mais tocante a maldição que confina a mulher em seu universo feminino, mulher mutilada, insuficiente em si mesma”.
“Ninguém nasce mulher: torna-se mulher”.
“É pelo trabalho que a mulher vem diminuindo a distância que a separava do homem, somente o trabalho poderá garantir-lhe uma independência concreta”.
Escritora francesa Simone de Beauvoir é um símbolo do feminismo
AFP
Constituição Federal – citações
Conforme a professora, se o candidato optar por trabalhar com o viés da desigualdade social, ele pode citar o artigo 5º da Constituição Federal, que fala que “todos são iguais perante a lei”.
Pesquisa UnB – citações
Uma pesquisa da Universidade de Brasília, que ganhou repercussão internacional, é a última indicação de repertório da professora.
Leia a íntegra do artigo
Uma das autoras do artigo, da área de psicologia, destaca os homens empreendedores costumam contar com figuras femininas, a exemplo da mãe ou esposa enquanto suporte, realizando tarefas como a arrumação do local de trabalho, cozinhando marmitas e cuidado deles em outras páreas. Essas mulheres geralmente também ocupam a liderança da casa e o cuidado com os filhos no dia a dia.
Já as mulheres, de acordo com o texto, quando ocupam a função de empreendedoras, acumulam todas as outras atividades.
VÍDEOS: Lá Vem o Enem 2023
Adicionar aos favoritos o Link permanente.