Cidades de SC registram enchente em dia de sol; FOTOS


Taió e Rio do Sul, no Vale do Itajaí, tiveram chuva volumosa e aumento do nível dos rios na semana passada. Taió, no Vale do Itajaí, neste domingo (5)
Defesa Civil/Divulgação
Rio do Sul e Taió, no Vale do Itajaí, registram enchente neste domingo (5). Os estragos ocorrem mesmo em um dia de sol nos dois municípios, que ao longo da última semana tiveram chuva volumosa e aumento do nível dos rios.
As cidades ainda não saíram da situação de enchente vivida desde a última sexta-feira (3), quando o Rio Itajaí-Açu e o Itajaí do Oeste voltaram a subir.
✅Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santa Catarina no WhatsApp.
Em Taió, o rio chegou a 10,38 metros neste domingo. O município enfrenta a quarta enchente desde o começo de outubro. Até a última atualização do texto, 90 pessoas estavam em um abrigo aberto pela prefeitura. Já em Rio do Sul, o rio estava em 9,49 metros no início desta tarde.
A previsão é de que o retorno dos moradores para as casas e limpeza pública das ocorra a partir de segunda-feira (6).
Taió, no Vale do Itajaí, neste domingo (5)
Defesa Civil/Divulgação
Candidata do Enem busca nova graduação para mudar de área
Pai viaja 170 km para apoiar filha que tenta medicina pelo Enem
10 ANOS DEPOIS: ‘A gente vai dormir com ansiedade’, diz estudante
Qual motivo?
A enchente em dia sem chuva ocorre por dois fatores, conforme o professor da Universidade Regional de Blumenau (Furb) e doutor em Hidrologia, Ademar Cordero. A primeira situação e a declividade das cidades, que é quase plana.
Além disso, a capacidade das barragens também interfere. As barragens de Taió e Ituporanga ainda estavam vertendo pela manhã, conforme última atualização da Defesa Civil. Isso significa mais água em rios com níveis já elevados mesmo sem chuva.
Vale do Itajaí neste domingo (5)
Defesa Civil/Divulgação
✅Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santa Catarina no WhatsApp.
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias
Adicionar aos favoritos o Link permanente.