Jovem faz Enem para passar em medicina, mas sonha em trabalhar com cabelos: ‘quero o título de ter passado’


Mais de 9 mil se inscreveram para fazer ao Enem 2023 em Roraima. ENEM 2023 -DOMINGO (5) – BOA VISTA (RR) Sofia Abigail Arcanjo faz o Enem pela terceira vez e tem como meta passar para medicina, porém, não pretende estudar
Caíque Rodrigues/g1 RR
Muitos estudantes fazem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 neste domingo (5) com a intenção de passar para medicina. Este também é objetivo da jovem Sofia Abigail Arcanjo, de 18 anos. Porém, os planos dela param aí. Ela quer passar apenas para ter o “título da aprovação” e não pretende encarar os seis anos de faculdade que a área exige.
“Estou com no intuito de passar em medicina, mesmo não sendo o que quero. Se eu passar em medicina esse ano, eu não vou querer estudar medicina. Eu só quero ter como título de ter passado em medicina”, disse ela.
COBERTURA EM TEMPO REAL – acompanhe por aqui
Sofia traçou a aprovação em medicina como uma meta pessoal porque, segundo ela, outras pessoas da família passaram e ela quer entrar para a lista. O sonho mesmo é trabalhar na área de beleza e se especializar em tratamento para cabelos cabelos cacheados – área que ela já atua.
“Como todo mundo da minha família passou [em medicina] eu meio de fiz uma meta. Eu quero ser especialista em cabelos naturais, é uma coisa totalmente diferente da outra, mas essa é a minha meta, assim de vida”, disse ela.
Conforme Sofia, ela tem tios e tias que são médicos e, no passado, o pai e mãe também passaram na faculdade de medicina, mas não estudaram: “eles só passaram mesmo”, contou pouco antes de entrar para fazer a prova na Universidade Federal de Roraima (UFRR), bairro Aeroporto, zona Oeste.
Este ano, Roraima teve mais de 9 mil inscritos no Enem. As provas serão aplicadas em sete municípios roraimenses. No estado, a aplicação da prova deste domingo se encerra às 18h. O portão dos locais de prova fecharam às 12h (horário local) e a prova começa a ser aplicada meia hora depois (12h30).
ENEM 2023 -DOMINGO (5) – BOA VISTA (RR) Portão se fecha na UFRR, um dos locais de provas do Enem 2023 em Roraima
Caíque Rodrigues/g1 RR
Medicina em outros planos
Longe da UFRR, ao contrário de Sofia, a estudante Anny Santos, 19 anos, esperava para fazer a prova em frente à Escola Oswlado Cruz, no Centro, com o intuito de passar e estudar medicina.
ENEM 2023 -DOMINGO (5) – BOA VISTA (RR) – Estudante Anny santos, 19 anos, faz prova para tentar vaga no curso de medicina
Caíque Rodrigues/g1 RR
Anny afirma que se preparou o ano inteiro para a prova deste domingo e do próximo. Para alcançar o sonho de ser médica, focou nas disciplinas específicas, como biologia, física e química.
“Meu foco esse ano foi estudar mais biologia, química física, já que eu fiz o Enem ano passado e não consegui atingir a nota necessária por causa dessas matérias”, contou ao g1, acrescentando que estudou bastante e estava confiante para “fazer uma boa prova”.
ENEM 2023 -DOMINGO (5) – BOA VISTA (RR) Doméstica Irene da Silva, 58 anos, acompanha filha Thalia Gabrielle Silva, 16 anos, no primeiro dia do Enem em Boa Vista
Caíque Rodrigues/g1 RR
Enquanto uns têm a meta de aprovação pessoal e outros de vida, alguns fazem o Enem para conhecer como é a prova. É o caso da adolescente Thalia Gabrielle Silva, 16 anos. A mãe dela, a doméstica Irene da Silva, 58 anos, disse que a filha decidiu encarar a prova para entender como funciona esse tipo de exame na prática.
“É mais para ela conhecer a prova mesmo. Ela se preparou muito o ano inteiro, pagou vários cursos. Ela quer medicina e eu sei que não é um curso fácil pra entrar. Ela só tem 16 anos por, tem mais um ano para terminar o ensino médio, então, mais um ano pra se preparar. Se ela passar vai ser muito feliz eu vou me sentir muito orgulhosa. Como é o primeiro Enem dela, eu decidi vir aqui acompanhar e ficar do lado dela pra ela não ficar tão nervosa”, disse.
ENEM 2023 -DOMINGO (5) – BOA VISTA (RR) Estudante Vitória de Almeida Gomes, 18 anos, pretente uma vaga em qualquer curso na área da Saúde
Caíque Rodrigues/g1 RR
A estudante Vitória de Almeida Gomes, 18 anos, também se preparou para passar no Enem e cursar qualquer curso superior que seja na área da saúde. Este ano, ela faz o exame “para valer”.
“Fiz outras vezes como treineira, mas esse ano é para valer. Pretendo qualquer área da saúde, como enfermagem, medicina bioquímica. Qualquer área está ótimo”, disse ela. Treineira é a pessoa que não cursa e não concluiu o ensino médio, mas presta o exame.
ENEM 2023 -DOMINGO (5) – BOA VISTA (RR) Candidatos aguardam portões abrir na UFRR no promeiro dia do Enem 2023 em Boa Vista
Caíque Rodrigues/g1 RR
Os portões dos locais de prova em Roraima abriram às 11h e fecharam às 12h. Na UFRR, havia muitos candidatos nas portas dos blocos, e congestionamento de carros nas ruas de acesso à instituição.
Neste domingo, primeiro dia de aplicação do Enem, os candidatos têm 5 horas e meia de prova para responder as 45 questões de linguagens e as 45 de ciências humanas. A recomendação é que o aluno reserve 90 minutos, no máximo, para a redação. Assim, sobrarão 4 horas para o restante.
Em 2023, as mulheres são a maioria das pessoas inscritas no exame em Roraima: 6.075 candidatas, o que corresponde a 63% dos inscritos. Os homens só representam 37%, ou seja, 3.566 homens.
ENEM 2023 -DOMINGO (5) – BOA VISTA (RR) Congestionamento de carros em frente à UFRR, um dos locias de prova do Enem 2023
Caíque Rodrigues/g1 RR
ENEM 2023 -DOMINGO (5) – BOA VISTA (RR) Candidatos conferem nomes antes de entrar para fazer prova do Enem 2023 em Roraima
Caíque Rodrigues/g1 RR
Adicionar aos favoritos o Link permanente.