Casos de afogamento aumentam na região de Campinas e acende alerta para a chegada do verão


Foram seis mortes de julho a outubro; crescimento pode estar ligado ao aumento nas temperaturas. Ocorrências de afogamentos aumentam de julho a outubro na região de Campinas
O número de mortes por afogamento disparou na região de Campinas de julho a outubro deste ano, se comparado ao mesmo período do ano passado. O levantamento, feito pela EPTV, afiliada da Globo, levou em conta ocorrências registradas em rios, lagoas e represas. Veja os números:
Julho a outubro de 2022: 1 morte por afogamento
Julho a outubro de 2023: 6 mortes por afogamento (+500%)
O crescimento dos casos de afogamentos pode estar ligado ao aumento nas temperaturas que tivemos neste ano. Segundo a meteorologista Ana Ávila, pesquisadora do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura da Unicamp) dois fatores podem ter contribuído para a mudança de clima nesse início de segundo semestre.
A passagem de frentes frias mais pelo oceano e, com isso, massas de ar frio de curta duração aqui na região;
Chegada do El Nino, que é o aquecimento das águas do oceano, que deixa a atmosfera mais quente.
“Foi uma somatória de fatores que fez com que a gente tivesse esse início de segundo semestre com temperaturas bem elevadas”, explicou Ávila.
📱 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
Orientações e cuidados
Segundo o tenente Lucas Brolezi, do Corpo de Bombeiros, algumas orientações importantes podem reduzir o risco de afogamentos:
Cuidado quando não conhecer o local onde vai nadar. Pode acontecer de algum ponto não dar pé e a pessoa enroscar em pedra ou na vegetação;
Em lagoas e represas, entrar com a água até na altura do joelho;
Se a corredeira do rio ou da cachoeira estiver forte, não entrar.
Bombeiros fazem buscas por homem que se afogou em lago do Parque Ecológico de Indaiatuba
Corpo de Bombeiros/Divulgação
Caso em Indaiatuba
Na última terça-feira (24) um homem morreu após se afogar no lago do Parque Ecológico de Indaiatuba (SP). Segundo o Corpo de Bombeiros, a vítima vivia em situação de rua e estava com outras três pessoas, todos alcoolizados.
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias sobre Campinas e região.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.