Guarapuava é a única cidade do PR onde credencial para vagas de idosos pode ser emitida via aplicativo de celular


Ferramenta foi disponibilizada aos municípios que aderiram ao serviço. No Paraná, apenas Guarapuava consta na lista. Veja como emitir o documento. Guarapuava é a única cidade do PR onde credencial de vaga preferencial de idoso pode ser emitida pelo celular
Divulgação/Prefeitura de Guarapuava
Guarapuava, na região central do Paraná, é a única cidade do estado onde a credencial de estacionamento para o uso de vaga preferencial de idoso pode ser emitida pelo celular, no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito.
A ferramenta foi disponibilizada pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) aos municípios que aderiram ao serviço.
No Paraná, apenas Guarapuava consta na lista oficial do órgão federal.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
Com a nova funcionalidade, em Guarapuava todas as validações de dados pessoais e de documentos são feitas pelo aplicativo.
Nas outras cidades, o processo para a emissão deve ser feito presencialmente, no Detran ou órgão municipal de trânsito, caso haja, ou pela internet via cadastro no sistema PIÁ (Paraná Inteligência Artificial).
Acesse neste link
Após a liberação da credencial, é necessário imprimi-la e fixá-la no painel do veículo durante o uso das vagas especiais.
A não apresentação do documento caracteriza infração passível de multa, prevista pelo Artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro.
Leia também:
Vídeo: Idoso derrubado pela força do vento disse ao filho que na hora não entendeu o que aconteceu
Fiscalização: PRF flagra carro a 185 km/h na PR-151; fiscalização registrou uma infração a cada dois minutos
Prudentópolis: Buscas por motorista que desapareceu ao tentar atravessar ponte alagada entram no terceiro dia
Quem pode emitir a credencial para vagas de idosos
Pessoas com mais de 60 anos. É preciso ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Carteira de Identidade emitida no Paraná.
Porém, não é necessário ser condutor para solicitar a credencial – a pessoa idosa pode usar a vaga, mesmo que não dirija o veículo.
Por enquanto, no aplicativo Carteira de Trânsito Digital, a emissão é voltada apenas a condutores com mais de 60 anos de idade.
“A Secretaria Nacional de Trânsito está trabalhando para que idosos não habilitados a conduzir veículos automotores, mas que frequentemente viajam em veículos de terceiros, também possam pedir a credencial de estacionamento de forma digital. Atualmente, a permissão para idosos não condutores só é dada se o interessado for até o órgão local de trânsito”, informa o governo federal.
Vídeos mais assistidos do g1 PR
Leia mais notícias da região em g1 Campos Gerais e Sul
Adicionar aos favoritos o Link permanente.