Fã dos bombeiros, criança em luta contra o câncer recebe surpresa de militares após alta hospitalar em MG; ASSISTA


Artur de 2 anos é apaixonado por viaturas e fardas e luta contra o câncer há um ano. Menino continuará fazendo tratamento de manutenção com quimioterapia sem internação. Criança em luta contra o câncer recebe surpresa de bombeiros após alta hospitalar em MG
Há um ano lutando contra o câncer, o pequeno Artur de apenas dois anos celebrou nesta semana sua alta hospitalar. A notícia recebida na quinta-feira (2) após uma sessão de quimioterapia foi comemorada em grande estilo e com surpresas para o pequeno. Artur, que é apaixonado por viaturas e fardas, foi surpreendido pelo Corpo de Bombeiros no Hospital Regional do Câncer de Passos (MG).
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
Parar celebrar esta nova fase e considerando a paixão do garoto por viaturas, a família do pequeno e uma equipe do hospital entraram em contato com militares do Corpo de Bombeiros e os convidaram a realizar uma surpresa para Artur nesse dia especial. Pedido que foi prontamente atendido.
Segundo a mãe de Artur, o menino é apaixonado pelo Corpo de Bombeiros. Sempre que vê os militares, imita o gesto feito para “bater continência”.
Em último dia de internação para sessões de quimioterapia, criança de 2 anos é homenageada pelo Corpo de Bombeiros de Passos, MG
Reprodução / Arquivo Pessoal
A surpresa contou com a participação dos militares sargento Chagas, cabo Abreu e soldado Cristiano, do Corpo de Bombeiros de Passos. Na quarta-feira (1º), os bombeiros surpreenderam Artur com um cartaz com a frase “última quimioterapia do Artur” e o convite para um passeio no caminhão dos bombeiros pelas ruas da cidade.
“Foi uma experiência incrível. A história de superação do Artur nos emocionou. Ele é um carinha que adora o Corpo de Bombeiros e quando vê os militares sempre presta continência. Então celebrar esse dia tão importante na vida dele foi uma oportunidade única” contou o Sargento Chagas.
“Foi muito emocionante”, contou Janaína, mãe do garoto.
Em último dia de internação para sessões de quimioterapia, criança de 2 anos é homenageada pelo Corpo de Bombeiros de Passos, MG
Reprodução / Arquivo Pessoal
De acordo com Cynthia Silveira, médica oncopediatra do hospital e que acompanha o caso de Artur, ações como essa são importantes por proporcionarem felicidade e bem-estar tanto para o paciente, como também para as famílias que acompanham de perto o tratamento.
“Nosso foco é tentar manter e trazer o máximo de gostinho de infância e de família para os pacientes e familiares para atravessarem esses tratamentos de forma facilitada, acolhida […] pois sabemos o quanto isso influência no tratamento”.
🩺 Leucemia Linfoide Aguda, tratamento e alta hospitalar
Em último dia de internação para sessões de quimioterapia, criança de 2 anos é homenageada pelo Corpo de Bombeiros de Passos, MG
Reprodução / Arquivo Pessoal
O guerreiro, assim denominado pela mãe e equipe médica do Hospital Regional do Câncer de Passos onde estava internado, foi diagnosticado aos 18 meses de vida com Leucemia Linfoide Aguda tipo B, subtipo mais comum da doença. Desde então, o pequeno já passou por inúmeras sessões de quimioterapia.
Segundo a mãe de Artur, ao longo deste período foram muitas idas e vindas ao hospital e, em alguns casos, semanas inteiras internado.
“Ele teve várias sessões de quimioterapia, porque íamos toda semana. Tinha semana que ficávamos todos os dias e outra semana a gente ia pra ver como estavam os exames dele. E todo dia ele tinha uma quimio, então eram várias vezes todos os dias. Foram inúmeras idas ao hospital[…] Internações por conta de intercorrências e por conta do tratamento”, relatou Janaína Sergia Eduardo.
Em último dia de internação para sessões de quimioterapia, criança de 2 anos é homenageada pelo Corpo de Bombeiros de Passos, MG
Reprodução / Arquivo Pessoal
A médica Cynthia Silveira explicou ao g1 que o tratamento ao qual o menino foi submetido consiste em blocos quimioterápicos de grande impacto e são realizados com o paciente internado.
A médica acrescentou ainda que, com o fim desta etapa do tratamento, o menino passará a fazer quimioterapia de manutenção em doses baixas e que são realizadas uma vez por semana. O principal objetivo é evitar a recaída da doença.
Janaína, mãe de Artur confirma a abordagem da médica. “ É muito gratificante ter pessoas maravilhosas que encontramos nesse trajeto, e graças a Deus, vencemos as etapas mais difíceis e dolorosas [..] e estamos confiantes que antes disso (se referindo ao término do tratamento] ele terá sua grande cura”, disse ela ao g1.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.