123 Milhas: reembolso insuficiente, prejuízo com hotéis; veja relatos de clientes lesados


Agência suspendeu pacotes e a emissão de passagens de sua linha promocional. Medida afeta clientes com embarques previstos de setembro a dezembro de 2023. Agência de viagens 123 Milhas suspende pacotes e emissão de passagens promocionais.
Reprodução
Reembolso insuficiente, prejuízo com hotéis, falta de resposta da 123 Milhas. Esses são alguns dos relatos de clientes que tiveram passagens e pacotes da linha Promo suspensos pela empresa, segundo anúncio da empresa na sexta-feira (18).
A gerente comercial Lívia Kessedjian é uma das pessoas que teve sua passagem para Lisboa cancelada. Ela viajaria com a sua amiga Winnie para Lisboa.
Lívia diz que o voucher que a 123 Milhas prometeu devolver não cobre o valor atual das passagens que ela poderia comprar para não perder a viagem para Portugal.
Lívia Kessedjian e sua amiga Winnie.
Arquivo pessoal
“Recebi um email oficial informando o cancelamento. Eles também informaram sobre o voucher de reembolso com o valor da passagem com correção [monetária]. Fiz um cálculo e o valor não cobre”, afirmou Lívia neste sábado (19).
“Planejamos tudo com muita antecedência. Tínhamos reserva num hotel que, inclusive, estamos em contato e não vamos conseguir reembolsar esse outro valor. Mais um transtorno”, afirma a cliente.
A devolução da 123 Milhas será feita em “vouchers acrescidos de correção monetária de 150% do CDI, acima da inflação e dos juros de mercado, para compra de quaisquer passagens, hotéis e pacotes”, diz a agência de viagens.
Segundo a agência, esses vouchers poderão ser usados em produtos da 123 Milhas. No comunicado, entretanto, a empresa não deixou claro se haverá ressarcimento em dinheiro, para uso além de seus serviços.
‘É muita frustração’
O empresário de Fortaleza (Ceará) Marx Paulo também foi afetado pela decisão da 123 Milhas.
Em outubro, ele, sua esposa e duas cunhadas viajariam pela primeira vez para fora do Brasil, para Londres, Inglaterra. Ao todo, eles gastaram R$ 14 mil com as passagens aéreas.
“É muita frustração. Vamos entrar com processo para receber o dinheiro [da passagem]. Além de dano moral, porque é um planejamento que estamos fazendo há meses. Chegamos a fechar as hospedagens”, conta.”
“A minha esposa entrou em contato com a 123 Milhas hoje [19 de agosto], mas ninguém responde. Telefone ninguém atende. WhatsApp ninguém retorna”, lamenta.
Perguntas e respostas sobre a suspensão da linha ‘Promo’
Passagens já emitidas serão mantidas?
Sim. Para quem já recebeu a passagem, o localizador ou o e-ticket, a viagem está confirmada.
Como ficam os pedidos ainda não emitidos?
Os pedidos da linha “Promo” com embarques previstos para os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro de 2023 não serão emitidos.
Nesse caso, a empresa informou que irá devolver integralmente os valores já pagos pelos clientes. A devolução será por meio de vouchers acrescidos de correção monetária de 150% do CDI, acima da inflação e dos juros de mercado.
E os embarques a partir de janeiro de 2024 pela linha “Promo”?
Nesse caso, a empresa orienta que os compradores já solicitem seus vouchers. A devolução, segundo a 123 Milhas, será feita nas mesmas condições dos clientes que embarcariam até dezembro de 2023.
Até quando o voucher ficará disponível?
Os vouchers recebidos pelos clientes da linha “Promo” poderão ser utilizados em até 36 meses a partir da data de solicitação.
Onde solicitar os vouchers?
A solicitação poderá ser feita pelos canais oficiais da agência:
www.123milhas.com ou www.123milhas.com.br, na aba “Promo 123”;
ou pelo WhatsApp (31) 99397-0210.
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