Açaí da Amazônia está entre os 100 sabores de sorvete mais icônicos do mundo: ‘sonho realizado’, diz empresário paraense


Sorveteria do Pará ganhou título pela Tasteatlas, uma enciclopédia gastronômica internacional que cataloga pratos tradicionais e restaurantes em vários países. Sorvete do Pará está entre os 100 sabores mais icônicos do mundo
Reprodução/Redes Sociais
Uma sorveteria do Pará ganhou reconhecimento internacional e entrou para a lista das 100 sorveterias mais icônicas do mundo com o sorvete de açaí.
O título foi honrado pela Tasteatlas, uma enciclopédia gastronômica internacional que cataloga pratos tradicionais e restaurantes ao redor do mundo.
Brasil tem duas das melhores sorveterias do mundo, segundo atlas gastronômico
A sorveteria Cairu foi criada em 1963 em Belém do Pará, pelo casal Armando e Ruth Laiun. O empreendimento foi contemplado e reconhecido por ser considerado símbolo de orgulho regional, além de embaixadora dos sabores amazônicos entre paraenses e turistas que visitam a região.
Em 2022, a sorveteria também entrou para a lista das 50 melhores do mundo no Festival Mundial do Gelato, um dos concursos mais famosos da área, realizado em Roma, na Itália.
A receita premiada em 2022 foi o sorvete “Carimbó”, que mistura doce de cupuaçu e castanha-do-Pará, cujo nome é em homenagem a tradicional dança típica do Pará.
Para o proprietário Armando José Laiun Filho, desta vez, estar na lista internacional da Tasteatlas representa um grande marco para a culinária do Norte do Brasil.
“É um sonho realizado, receber o reconhecimento de estar entre as 100 melhores sorveterias do mundo. Principalmente neste ano em que a sorveteria completa 60 anos de atividades!”.
Na lista de recomendação citada pela enciclopédia gastronômica, a sorveteria paraense foi destacada pelo uso de frutas nativas da Amazônia, evidenciando os sabores únicos da região.
Sorvete do Pará está entre os 100 sabores mais icônicos do mundo
Reprodução/Tasteatlas
O proprietário da sorveteria conta que a produção do sorvete de açaí é 100% artesanal, de fabricação diária, sem nenhuma gordura hidrogenada e sem conservantes.
Outro ponto citado pela lista internacional foi o rico e distinto sabor do açaí que equilibra e mistura a doçura e acidez, trazendo uma experiência única para quem o prova.
O diferencial seria a perspectiva da cultura paraense em formato de sorvetes regionais, segundo o dono da sorveteria. “Também contamos com um vasto leque de opções tradicionais para agradar a todos os paladares”, finalizou.
A lista gastronômica ainda convidou o público nas redes sociais a vivenciarem as sorveterias citadas, afim de entender a experiência icônica de saborear sorvetes únicos e diferenciados.
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará
Leia mais notícias do estado no g1 Pará
Adicionar aos favoritos o Link permanente.