João Guilherme, Sandy & Junior, Wanessa Camargo e mais: quem são os nepo babies do sertanejo brasileiro


Termo criado nos Estados Unidos se refere a filhos de pessoas famosas e bem sucedidas que trilharam caminhos parecidos com os dos pais. João Guilherme, Zé Felipe, Sandy, Júnior… Na esteira do sucesso dos pais, muitos filhos de sertanejos seguiram no mundo da música e trilharam a própria carreira de sucesso — não necessariamente cantando o mesmo ritmo dos pais.
Ainda que não sejam mais crianças, eles um dia foram os “napo babies” do sertanejo. O termo, que já virou trend nas redes sociais e no noticiário internacional, vem da junção das palavras “nepotismo”, usada na política em casos de favorecimentos de parentes em cargos públicos; e babies, de bebês. Ou seja: pessoas famosas e bem-sucedidas que são filhos ou parentes de outras pessoas famosas e bem-sucedidas, o que não é algo novo.
💭Contexto… Em dezembro de 2022, a revista americana “Vulture” publicou um artigo intitulado “How a Nepo Baby Is Born” (como nasce um bebê nepo, em tradução do inglês). A revista New York Magazine, do mesmo grupo, também falou sobre o “nepo-baby boom de Hollywood” na época. Foi aí que a discussão começou a ganhar corpo (leia mais ao fim deste texto).
❗Entenda! Como explicado por Sérgio Nogueira, professor de português, nepotismo vem do latim nepote, que significa “sobrinho”. A expressão remonta do século XV, quando alguns papas favoreciam seus parentes com cargos importantes.
É claro que, diferentemente do nepotismo político, não há nada de antiético ou mesmo ilegal em os pais sertanejos darem um empurrãozinho na carreira dos filhos. A seguir, conheça alguns “nepo babies” do mundo sertanejo:
João Guilherme: o ator e cantor de 21 anos é filho caçula de Leonardo. Ele já namorou as atrizes Larissa Manoela e Jade Picon.
João Guilherme na segunda noite do The Town
Celso Tavares/g1
Zé Felipe: também é filho de Leonardo e, assim como o pai, seguiu os passos na música. Tem 25 anos e é casado com a influenciadora Virgínia.
Ana Castela, Zé Felipe e Luan Pereira no clipe de ‘Roça Roça’
Divulgação
Sandy e Junior: os dois filhos de Xororó, hoje com 40 e 39 anos, respectivamente, fazem sucesso desde criança, quando despontaram como uma dupla. Primeiro, eles entoavam hits sertanejos, que depois viraram para o pop. A Dupla se separou em 2007, mas ambos seguiram na música com carreira solo.
Em clima de despedida, Sandy e Junior encerram turnê com show para 100 mil pessoas no Rio
Marcos Serra Lima/G1
Wanessa Camargo: é filha de Zezé Di Camargo e tem 40 anos. Começou cantando ainda adolescente, sempre com hits pop.
Wanessa Camargo
Hyan Pereira / Divulgação
Gabriel Sater: filho de Almir Sater, seguiu os passos do pai na cantoria e na viola. Hoje com 41 anos, já arriscou também como ator ao viver o Trindade no remake de “Pantanal” (Globo, 2022), o mesmo personagem que o pai interpretou quando a trama original foi ao ar, em 1990 pela extinta Rede Manchete.
Nepo babies gringos
O site criado por Gwyneth Paltrow foi alvo de polêmicas por promover terapias sem base científica
Reprodução/Instagram/Goop
Depois que a mídia internacional começou a falar sobre o assunto — ainda que não fosse, necessariamente, em tom de crítica —, famosos, filhos ou pais de outros famosos, se defenderam.
Gwyneth Paltrow, que é filha do diretor Bruce Paltrow e da atriz Blythe Danner, disse que o termo era feio ao falar sobre as expectativas de fãs sobre sua filha com o cantor Chris Martin. Apple tem 19 anos e é considerada uma “it girl”. “Não há nada de errado em fazer ou querer fazer o que seus pais fazem”, disse ela.
Tom Hanks também criticou o termo, dizendo que isso é um negócio de família. “Isso é o que temos feito desde sempre. É onde todos os nossos filhos cresceram. Se fôssemos uma empresa de fornecimento de encanamento ou se administrássemos a floricultura na mesma rua, toda a família estaria investindo tempo em algum momento, mesmo que fosse apenas o estoque no final do ano.”
Talismã, É o Amor, Favo de Mel e mais fazendas de artistas sertanejos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.