Música de Caetano ressurge com toque indiano em álbum de cantora budista


Monja-zen-budista, a cantora e compositora carioca Valeria Sattamini criou a música Os olhos da menina durante viagem ao Nepal feita com intuito de prestar ajuda humanitária às vítimas do terremoto de 2015 que devastou várias regiões daquele país e matou mais de 8,5 mil pessoas. A composição acabou batizando e norteando o terceiro álbum da artista, Os olhos da menina, produzido pelo maestro Flavio Mendes.
O álbum está programado para ser lançado em maio deste ano de 2018 pelo selo carioca Lab 344. Mas o single com a faixa-título já chega às plataformas digitais na próxima sexta-feira, 30 de março, com a gravação feita com os toques dos músicos Flavio Mendes (violões e guitarra), Alberto Continentino (baixo), Domenico Lancellotti (bateria) e Carlos César (percussão).
Sattamini – em foto de Denise Cathilina – explica a gênese da música. “Comecei a cantarolar a melodia e alguns versos que dariam origem à canção em Lumbini, local de nascimento do Buda, no Nepal, durante passeio de bicicleta. Terminei de escrevê-la em Kathmandu, depois de ver de perto os efeitos do terremoto. O Nepal realmente abalou minhas estruturas. Como um povo que havia passado por uma tragédia daquele tamanho conseguia manter a serenidade e o coração aberto? Os olhos da menina fala de resiliência, amor e compaixão, qualidades que eles têm de sobra”, explica a compositora.
Capa do single ‘Os olhos da menina’, de Valeria Sattamini
Divulgação / Lab 344
O fio condutor do álbum Os olhos da menina é o conjunto de ensinamentos do Dharma, propagados por Sattamini sob a forma de inéditas canções autorais inéditas e de regravações de músicas de compositores Alceu Valença, Caetano Veloso, Dom Salvador e Moraes Moreira. Do ponto de vista musical, o disco foi gravado com a intenção de agregar sons do Ocidente e do Oriente com linguagem pop contemporânea.
Composição lançada por Caetano Veloso em 1984 e regravada pelo autor em 2017 para a abertura da novela A força do querer (TV Globo, 2017), O quereres ressurge no disco de Sattamini com toque da tradicional música indiana.
O álbum Os olhos da menina sucede La vie en bossa (2014) – álbum de tom bossa-lounge que alinhou sucessos da música francesa e versões em francês de clássicos da música brasileira – na discografia dessa cantora que debutou no mercado fonográfico há 14 anos com a edição do álbum Samba blim (2004).
Adicionar aos favoritos o Link permanente.