Santos conquista prêmio por combater transmissão do HIV de mãe para filho


Cidade conquistou o prêmio Luiza Matida na 8ª Semana Paulista de Mobilização Contra a Sífilis e Sífilis Congênita. O último caso em Santos ocorreu em 2017. Santos conquista prêmio por combater transmissão do HIV de mãe para filho
Alexsander Ferraz/A Tribuna Jornal
O município de Santos, no litoral de São Paulo, conquistou o prêmio Luiza Matida após erradicar a contaminação do vírus HIV de mãe para filho (chamada transmissão vertical), entre as gestantes atendidas pela rede de saúde pública. O título foi entregue pelo Programa Estadual de IST/Aids de São Paulo durante a 8ª Semana Paulista de Mobilização Contra a Sífilis e Sífilis Congênita.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
O prêmio Luiza Matida foi entregue ao Centro de Controle de Doenças Infectocontagiosas (CCDI) de Santos, após a eliminação dos casos de transmissão vertical de HIV no município. Segundo a Prefeitura de Santos, o último caso foi registrado na cidade em 2017.
O título foi concedido pelo Programa Estadual de IST/Aids, que atua desde 1983 na ampliação e manutenção das ações de prevenção da transmissão vertical do HIV e Sífilis na rede de serviços, gerenciada diretamente pelo estado e municípios. O título é concedido aos municípios que atingem indicadores selecionados para a Transmissão Vertical do HIV e/ou sífilis.
Atualmente, em Santos, o acompanhamento pré-natal é realizado desde o diagnóstico da gravidez até os 18 meses de idade da criança, prevenindo a contaminação pelo vírus.
“Estamos fazendo cada dia mais um pré-natal com mais cuidado, com mais atenção a nossa população. Nosso pré-natal hoje é de extrema qualidade, e ganhamos este prêmio. Para nós é muito importante, porque a gente está salvando vidas”, disse o secretário de Saúde de Santos, Adriano Catapreta, em entrevista à TV Tribuna, emissora afiliada da Globo.
Santos, SP, alerta para a necessidade de vacina contra a Covid-19
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.