Enem 2023: candidatos prejudicados pela chuva no PR poderão pedir reaplicação da prova


Qualquer aluno cuja cidade foi afetada pelos temporais dos últimos dias pode fazer a solicitação. Decisão do Inep e MEC foi divulgada neste quinta (2), após pedido da Secretaria de Educação do Estado. Municípios do Paraná afetados pelas chuvas podem ter prova adiada
José Fernando Ogura/AEN
Candidatos que moram em cidades atingidas pelas chuvas no Paraná poderão pedir a reaplicação da prova do Enem 2023. A primeira fase do exame será no próximo domingo (5). Veja como fazer a solicitação abaixo.
A decisão, divulgada nesta quinta-feira (2), veio após a Secretaria de Educação do Paraná (SEED) enviar um ofício ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e ao Ministério da Educação (MEC).
O período para fazer a solicitação vai de 13 a 17 de novembro.
Os pedidos serão analisados individualmente e, uma vez comprovado que o estudante foi prejudicado pelas condições causadas pelas fortes chuvas, ele poderá fazer o Enem em 12 e 13 de dezembro.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
Ao todo, cerca de 50 mil estudantes do terceiro ano do Ensino Médio do estado se inscreveram para fazer o Enem neste ano.
Segundo o último boletim da Defesa Civil do Paraná, 149 municípios registraram ocorrências devido às chuvas neste mês, com mais de 20 mil casas danificadas e 192 mil pessoas diretamente afetadas.
Conforme o secretário de educação do estado, Roni Miranda, 20 instituições de ensino da rede estadual estão fechadas. Não foram informadas quais são essas instituições.
Conforme oficio do Inep, os inscritos que eventualmente não puderem comparecer ao local de prova devido à situação das chuvas e inundações podem solicitar a reaplicação. Os casos serão analisados individualmente.
“Desta forma, conforme decisão do Inep, a Seed-PR comunica que a data de realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) será mantida no Paraná, permanecendo a aplicação oficial da primeira fase do exame agendada para este domingo (05) a todos os alunos, sendo aberta a possibilidade de reaplicação àqueles afetados pelas enchentes no estado”, afirmou a Secretaria de Educação do Paraná.
DICAS: quantos minutos gastar por questão? É melhor começar pelas perguntas ou pela redação?
As provas do Enem
O primeiro dia do exame terá testes de linguagens, ciências humanas e redação.
O segundo dia de aplicação será em 12 de novembro. O gabarito oficial será divulgado em 24 de novembro, e as notas serão disponibilizadas em 16 de janeiro de 2024.
Ao todo, 166.514 pessoas estão inscritas no Enem 2023 no Paraná. O número representa 4,2% das mais de 3,9 milhões em todo o Brasil.
🚨Para os que vão realizar a prova no domingo, o portão fecha às 13h, mas a orientação do Inep é chegar às 12h ao local de prova.
Como pedir a reaplicação da prova
1 – O candidato deve acessar o site do Inep, fazer o login com a senha.
Clique aqui para acessar o site do Inep
Página inicial para os candidatos acessarem ao sistema para fazer a solicitação
Inep/ reprodução
2 – Ao fazer o login, haverá um campo específico para o aluno solicitar a reaplicação da prova.
3 – Após a solicitação, um protocolo será gerado e será enviado para análise individual com a instituição aplicadora.
4 – O sistema receberá os pedidos entre 13 a 17 de novembro e, se for aprovado, receberá a informação de que a prova será aplicada na terça (12) e quarta-feira (13) de dezembro nos locais indicados.
VEJA: g1 vai fazer a correção ao vivo das questões e terá gabarito extraoficial; siga cobertura
TESTE: 20 perguntas rápidas para testar seus conhecimentos de Enem: você lembra o que aprendeu na escola?
Enem 2023 tempo real
Arte/g1
LEIA TAMBÉM:
Juntos há 38 anos, casal relembra primeiro encontro em cemitério: ‘Lugar em que mais me sinto feliz’
VÍDEO: Cemitério alaga e túmulos ficam submersos no Dia de Finados
Menino de 9 anos filma enxurrada invadindo casa e envia vídeo à professora: ‘A gente precisa de ajuda’
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná
Leia mais notícias no g1 Paraná.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.