Pinguins são devolvidos ao mar após tratamento no litoral de SP; VÍDEO


Animais foram resgatados nas praias da região entre os meses de junho e setembro deste ano. Grupo de pinguins é devolvido ao mar após tratamento no litoral de SP
Um grupo de pinguins-de-magalhães (Spheniscus magellanicus) foi solto na natureza após passar por tratamento no litoral de São Paulo. Ao todo, 23 animais que tinham sido resgatados nas praias da região entre junho e setembro foram devolvidos ao mar. Imagens obtidas pelo g1 nesta quinta-feira (2) mostram a soltura, que aconteceu próximo ao Parque Estadual Marinho da Laje de Santos (veja acima).
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
O Instituto Gremar comandou a ação realizada pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) nesta terça-feira (31). Houve apoio da Fundação Florestal, da Polícia Ambiental e do Iate Clube de Santos, além da gestão do Parque Estadual.
Ao todo, 23 pinguins foram soltos próximo ao Parque Estadual Marinho da Laje de Santos
Instituto Gremar/Divulgação
Os 23 animais soltos estiveram sob cuidados da equipe do Gremar no Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos, em Guarujá, bem como no Instituto de Pesquisas Cananéia e do Instituto Biopesca em Praia Grande.
Os pinguins ficaram em um recinto externo, com tanque de volume alto disponível, onde foram submetidos a sessões de fortalecimento da musculatura e de impermeabilização de penas, fundamentais para que pudessem retomar a longa rota em alto mar. Eles apresentaram evolução positiva durante a reabilitação.
Pinguins foram soltos após reabilitação
Instituto Gremar/Divulgação
Números
Entre os dias 25 de junho e 15 de outubro deste ano, o Instituto Gremar realizou o resgate de 253 pinguins nas praias de Santos, São Vicente, Guarujá e Bertioga. Destes, 62 foram encontrados com vida, outros vieram a óbito durante o processo de reabilitação e alguns permanecem na base para continuidade do tratamento.
Segundo o instituto, a maioria dos pinguins encontrados com vida estava em estado grave de saúde, apresentando magreza e sinais de exaustão e desidratação. Alguns dos animais tinham ferimentos leves, mas a presença de resíduos sólidos (lixo) no trato gastrointestinal.
Animais foram soltas em ação conjunta entre vários órgãos
Instituto Gremar/Divulgação
Período migratório
Segundo o Instituto Gremar, a chegada do inverno no Hemisfério Sul representa o início do período migratório da espécie e, por isso, os pinguins partem das colônias que habitam na Argentina, Chile e Ilhas Malvinas rumo à costa brasileira, em busca de alimento.
O longo trajeto, a influência das correntes marinhas e o eventual impacto de ações antrópicas costumam aumentar o número de encalhes no litoral paulista. Por isso, o Gremar orienta que as pessoas que encontrarem pinguins não devem tocar nem devolver os animais ao mar.
Além disso, deve-se evitar aglomerações e fazer contato o mais rápido possível com a instituição ambiental mais próxima. O Instituto Gremar pode ser acionado para resgates de animais marinhos, vivos, debilitados ou mortos pelos telefones 0800 642 3341 e (13) 99711 4120.
Pinguins foram soltos em alto-mar
Instituto Gremar/Divulgação
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.