Corte de Jequitibá da Praça da Catedral de Piracicaba gera críticas; prefeitura aponta risco de queda


Publicação a respeito do serviço gerou protestos internet, mas administração afirmou que árvore tinha fungos e inclinação. Corte de Jequitibá da Praça José Bonifácio em Piracicaba gera críticas nas redes sociais
Amir Mahfoud
O corte de uma árvore da espécie Jequitibá que ficava quase em frente à Catedral de Piracicaba (SP), na Praça José Bonifácio, gerou críticas nas redes socias na tarde desta quinta-feira (2), feriado do Dia de Finados. A remoção, segundo a prefeitura, se deu porque a árvore apontava risco de queda e tinha fungos no interior do tronco.
O g1 solicitou, nesta quinta-feira, os documentos oficiais e análises que indicavam a necessidade do corte e aguarda retorno da administração municipal sobre o assunto. Questionada em relação à poda completa da espécie, a prefeitura afirmou que o Jequitibá:
“Oferecia risco de queda e teve de ser suprimida para garantir a segurança das pessoas que circulam pela praça”, conforme informações da assessoria de imprensa da prefeitura ao g1.
Prefeitura de Piracicaba aponta que árvore retirada da Praça da Catedral tinha fungos e apresentação inclinação com risco de queda
CCS/Prefeitura de Piracicaba
Membros do Sociedade Para Defesa do Meio Ambiente de Piracicaba (Sodemap) questionam a medida, uma vez que, de acordo com o grupo, é muito difícil atestar que a árvore já estava condenada sem que sejam apresentados laudos e estudos com equipamentos específicos.
“A Sodemap deixa seu profundo protesto e pede que o extermínio acabe”, disse Eloah Margoni, ambientalista e membro da entidade.
Corte de Jequitibá gerou críticas de ambientalistas em Piracicaba
Amir Mahfoud
Corte de Jequitibá gera críticas em Piracicaba
Amir Mahfoud
Projeto de remodelação da Praça
A espécie de Jequitibá removida nesta quinta-feira se localiza onde, no projeto de remodelação da Praça José Bonifácio, existe a possibilidade de abertura de nova rua que passaria me frente à escadaria da Catedral de Santo Antônio e que seria confluente à Rua Moraes Barros, no entorno do quadrante.
Abertura da Rua Moraes Barros em frente à Catedral é prevista em projeto de revitalização da José Bonifácio em Piracicaba
Divulgação/Prefeitura
Ponto a ponto do projeto
Veja os principais itens do projeto inicial elencados pela prefeitura e na sequência veja um esboço de como ficaria a praça caso essas alterações fossem aplicadas.
Abertura da Rua Moraes Barros em frente à Catedral de Santo Antonio
Alongamento da praça e elevação do piso das vias no entorno
Inversão de mão na Rua Prudente de Moraes (a partir da Avenida Armando de Salles Oliveira, a via segue para direção da Rua do Porto, como forma de integração)
Ampliação das vagas de estacionamento
Criação de corredor gastronômico e comercial
Instalação de espaços dedicados ao lazer e esporte
Criação de ambiente direcionado a eventos
Remodelação dos canteiros e berço das árvores
Modernização dos equipamentos estruturais, como bancos e iluminação
Projeto de revitalização da Praça José Bonifácio em Piracicaba
Divulgação/Prefeitura
Consulta pública
A Prefeitura de Piracicaba (SP) abriu uma consulta pública sobre o projeto de revitalização da Praça José Bonifácio. Durante 30 dias, moradores poderão enviar sugestões de mudanças e novas ideias – Veja abaixo como participar.
De acordo com a prefeitura, qualquer pessoa pode participar da consulta. Para isso, o morador deve acessar o link (clique aqui), clicar em “cadastre-se” e preencher o formulário com os dados pessoais. A partir daí, poderá enviar sugestões.
O projeto de modernização foi desenvolvido após um estudo que avaliou as condições gerais de mobilidade, como infraestrutura para pedestres, ciclistas, transporte coletivo e individual e fluxo de trânsito.
Vegetação nativa em Piracicaba
Com 9% de vegetação nativa, Piracicaba (SP) caminha a passos lentos quando o assunto é restaurar o território. O município precisa, no mínimo, dobrar a extensão de área de florestas originais e necessita de mais projetos voltados para este objetivo, de acordo debatedores e especialistas que participaram de um encontro nacional de ambientalistas, realizado nos últimos dias 24 e 25 de outubro na cidade, para discutir metas de reflorestamento até 2027. 👆Veja no vídeo acima.
Ambientalistas defendem que qualquer município deveria ter, ao menos, 20% de mata nativa. São Pedro (SP) e Águas de São Pedro (SP) são citados como cidades da região de Piracicaba que mais se aproximam dessa marca e preservam cerca de 16% da floresta original.

“Todas as cidades brasileiras, não só Piracicaba, precisam avançar em seus esforços de aumentar as áreas verdes para o bem de toda a população”, afirma a coordenadora executiva nacional do Encontro Diálogo Florestal, Fernanda Rodrigues.
Mudanças Climáticas
O presidente do Instituto Itapoty, Jorge Luiz Martins, ressalta a importância do reflorestamento como ação que colabora no combate às mudanças climáticas.
“Não existe uma solução mágica para lidar com as mudanças climáticas, ela depende de plantar árvores. O que é, basicamente, uma tecnologia milenar que já está pronta e que precisa de vontade política de priorizar essa estratégia”, observa.
VÍDEOS: saiba tudo sobre Piracicaba e Região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba

Adicionar aos favoritos o Link permanente.