Após temporal, moradores de Limeira reclamam de falta de energia há mais de 40 horas: ‘comida estragada e banho frio’


Mais de 60 árvores de médio e grande porte caíram na cidade, além de placas de metal do revestimento se soltarem de um hospital. Ninguém se feriu. Temporal em Limeira deixa moradores sem energia por 40 horas
Depois do temporal que atingiu Limeira (SP) no fim da tarde de terça-feira (31), moradores do Bairro Castelar seguem, por mais de 40 horas sem energia elétrica.
De acordo com relatos da população à reportagem da EPTV, afiliada da Globo para Piracicaba e região, quem mora na região precisou jogar comida fora porque, sem a retomada do fornecimento há quase dois dias, os alimentos estragaram nos refrigeradores.
Moradores reclamam da falta de atendimento e demora no reestabelecimento do serviço. A previsão da concessionária Elektro era a de que fornecimento seria normalizado nesta quinta-feira (2) de manhã. Mas, até a publicação desta reportagem, os moradores continuavam sem energia.
Moradores de Limeira estão sem energia há mais de 40 horas depois que temporal atingiu cidade na última terça-feira (31).
Reprodução/EPTV
A concessionária Elektro Neoenergia, responsável pela distribuição de energia elétrica na cidade, afirmou que opera com 55 equipes nas ruas para reestabelecer casos isolados.
“Principalmente de clientes nas áreas rurais, onde houve casos de quedas de árvores e em que há exigência de obras mais complexas, confirme informou à reportagem, incluindo a instalação de postes”, conforme informou à EPTV.
O morador da Vila Castelar, José Neto, entrou em contato com a reportagem e relatou o drama vivido por quem vive na região.
“Estamos há mais de 40 horas sem energia. Não temos mais a quem recorrer, nem à fornecedora Elektro, que pelo 0800 não nos direciona para falar com atendente humana, apenas interação com a eletrônica”, criticou.
O empresário Márcio Germano, morador do bairro Vila Castelar também lamentou e criticou a situação que, segundo o morador, é recorrente a cada chuva que ocorre na cidade.
“Sempre tivemos problemas com energia elétrica no bairro. Esse transformador nosso há muito tempo Dá um vendaval em Americana (SP) ou chove lá em Rio Claro (SP), aqui em Limeira para tudo. É muito difícil. Meu pai tem mais de 80 anos e está tomando banho frio”, comentou.
Em relação ao problema com o transformador, mencionado pelo morador, a concessionária disse que deve priorizar a substituição desse equipamento e reforçou que a situação da população do bairro será resolvida até o fim desta quinta-feira.
Temporal
O temporal que atingiu Limeira (SP) na tarde e noite de terça-feira (31) chegou a ter rajadas de vento de até 90 quilômetros por hora. A cidade registrou quedas de postes, de dezenas de árvores e danos no prédio de um hospital e falta de energia.
Temporal com ventos de até 90km/h derruba árvores e causa estragos em Limeira
Cerca de 1,6 mil clientes seguem sem fornecimento de energia, segundo a concessionária responsável pelo serviço na cidade.
📲 Receba no WhatsApp notícias da região de Piracicaba
Segundo um balanço da prefeitura, a chuva durou cerca de 1h30 e foi de 20 milímetros. No entanto, por conta das rajadas de vento, praticamente todas as regiões da cidade registraram problemas.
Queda de árvore e poste após ventos de até 90 km/h em Limeira
Edijan Del Santo/EPTV
Um balanço atualizado, divulgado pela administração nesta quarta-feira (1º) indicou a queda de mais de 60 árvores de médio e grande portes. Equipes da concessionária Elektro Neoenergia também atenderam chamados para problemas com fiação e queda de energia.
De acordo com a concessionária, o temporal desta terça-feira (31) prejudicou o fornecimento de energia para 11% dos clientes de Limeira, comunicou a Elektro Neoenergia em nota enviada à reportagem nesta quarta-feira.
Na Avenida Dom Tarcísio Ariovaldo do Amaral, no Jardim Residencial Guimarães, um poste de energia ficou torto e quase foi derrubado. Em outra região, uma árvore de grande porte caiu, levando junto o poste de energia ao lado.
Hospital de Limeira após placas de metal se desprenderem durante temporal
Edijan Del Santo/EPTV
Durante o temporal, placas de revestimento de metal do prédio do Hospital da Unimed se desprenderam, devido à força do vento. Elas caíram em cima de telhados e na ruas vizinhas ao prédio. Também houve falta de energia na região
Segundo a operadora de saúde, equipes de engenharia estão no local fazendo o levantamento de todos os danos. Não houve feridos e não houve reflexos no atendimento do hospital, que segue normal.
Placas se desprendem de prédio de hospital durante chuva em Limeira
Reprodução/ EPTV
“A Diretoria Executiva da Unimed Limeira lamenta o ocorrido e está tomando todas as providências nesse primeiro momento para evitar possíveis transtornos”, acrescentou. A Defesa Civil isolou as ruas no entorno.
Além disso, o pedágio da rodovia Limeira/Cordeirópolis ficou desligado por falta de energia e a passagem ficou livre para os veículos. A cobrança foi retomada no início da tarde desta quarta.
Poste de energia torto após ventos de até 90 km/h em Limeira
Edijan Del Santo/EPTV
Três parques municipais foram fechados: Parque Cidade, Bosque Prefeita Maria Thereza e o Horto Florestal.
Os ventos também provocaram danos no Edifício Prada, na sede da prefeitura. Duas secretarias, a de Obras e Serviços Públicos e Urbanismo, foram afetadas com as chuvas e os trabalhos foram suspensos no final da tarde. O atendimento ao público nesta quarta é normal.
Segundo a Elektro, concessionária responsável pelo fornecimento de energia na cidade, equipes foram até o local para os reparos necessários para normalizar a situação.
Equipes de limpeza no prédio da Prefeitura de Limeira após temporal
Edijan Del Santo/EPTV
A concessionária intensificou o número de equipes em Limeira, que neste momento está com um efetivo 10 vezes maior.
Concessionária
A concessionária Elektro afirmou em nota que a “empresa agiu rapidamente e ontem mesmo grande parte dos clientes estavam com o fornecimento restabelecidos”.
“Além do aumento do número de equipes, manobras na rede foram realizadas para amenizar o impacto aos clientes. Neste momento, as equipess atuando nos pontos mais afetados da cidade, nos bairros: Parque Nossa Senhora das Flores, Jardim Novo Horizonte, Vila Primavera, Jardim Colina Verde, Nova Suíça, Vila Queiroz e Jardim Planalto”, acrescentou no documento.
VÍDEOS: Veja reportagens sobre a região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba
Adicionar aos favoritos o Link permanente.