Frota de ônibus não vai ser alterada em Rio Branco nos dias de Enem: ‘movimento não aumenta’, diz RBTrans


Capital vai ter 52 ônibus rodando nos dias 5 e 12 de novembro. Além disso, RBTRans informou que vai contar com 9 ônibus de reserva para caso seja necessário. Rio Branco vai ter 52 ônibus rodando nos dias 5 e 12 de novembro
Arquivo pessoal
Diferente de anos anteriores, a frota de ônibus em Rio Branco não vai ser reforçada nos dois domingos em que ocorrem as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, nos dias 5 e 12 de novembro. Ao todo, vão ser 52 ônibus circulando na capital acreana para o transporte dos candidatos.
Conforme o superintendente Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans), Benício Dias, além dos coletivos que circulam normalmente aos domingos na capital, serão disponibilizados nove ônibus reservas, que vão ficar em pontos estratégicos para caso seja necessário acioná-los. Três vão ficar no Terminal Central, dois no Terminal de Integração do Tucumã, um no do Ceasa e três na garagem.
LEIA MAIS:
Enem 2023: locais de prova são divulgados; veja como consultar
Pré-Enem Legal: programa disponibiliza aulas virtuais para estudantes do AC prepararem para provas
Tudo sobre o Enem 2023: o que levar, o que costuma cair na prova e dicas para redação nota mil
O horário de funcionamento do transporte público também não vai ser alterado, seguindo das 5h às 23h. Não haverá gratuidade no transporte público para os candidatos do Enem, sendo mantida apenas para as pessoas que já possuem esse benefício.
“Vamos colocar nove ônibus de reserva para aguardar o movimento, se precisar entrar em ação eles entram. Porque nos anos anteriores, pela nossa experiência, o movimento não aumenta. Se colocar mais, fica ônibus andando vazio e isso tem um custo muito alto. Imagine um ônibus que faz 1,8 km com um litro de combustível, que está a quase R$ 6, rodando sem passageiros, isso é só para trazer prejuízo para o sistema”, afirmou Dias.
No ano passado, quando o Enem tinha mais de 22,1 mil inscritos no estado, a RBTrans chegou a colocar 101 ônibus circulando na capital acreana para o transporte dos candidatos, um reforço de 32 carros, já que na época a frota aos domingos era de 69 veículos.
Vale destacar que este ano, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) decidiu acabar com a versão digital do Enem, após duas edições. Os motivos foram os altos custos de aplicação e o baixo interesse por parte dos candidatos. No ano passado, 785 candidatos no Acre se inscreveram nessa modalidade digital. Este ano, haverá a aplicação apenas da prova física.
Mais de 23 mil inscritos
O número de inscritos para o Enem 2023 no Acre chegou a mais de 23 mil, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O índice é 9,4% maior que o registrado em 2022, quando 22.181 mil pessoas se inscreveram.
No Brasil, o total de inscritos para a prova foi de 3,9 milhões, o que segundo o Inep representa um aumento de 13,1% em relação a 2022.
As provas serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro deste ano.
Datas das provas:
5 de novembro
45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol);
45 questões de ciências humanas; e
redação.
12 de novembro
45 questões de matemática; e
45 questões de ciências da natureza.
⌚ Veja os horários de aplicação (no fuso do Acre):
Abertura dos portões: 10h
Fechamento dos portões: 11h
Início das provas: 11h30
Término das provas no 1º dia: 17h
Término das provas no 2º dia: 16h30
O candidato só poderá sair com o Caderno de Questões nos últimos 30 minutos que antecedem o término da prova.
Reveja os telejornais do Acre
Adicionar aos favoritos o Link permanente.