Temporais deixam mais de 4 mil pessoas desalojadas no Paraná em uma semana, diz Defesa Civil


Conforme balanço desta quinta-feira (2), 56.740 pessoas foram afetadas no estado. Alagamento deixa metade da população ilhada em Ipiranga
Reprodução/RPC
Os temporais registrados no Paraná desde a última quinta-feira (26) deixaram 4.054 pessoas desalojadas, segundo um balanço da Defesa Civil estadual divulgado na manhã desta quinta-feira (2).
Conforme o documento, as pessoas consideradas desalojadas estão fora da própria casa, abrigadas em casas de parentes ou amigos. Outras 908 pessoas estão desabrigadas, ou seja, dependendo de abrigos públicos.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
Segundo a Defesa Civil, pelo menos 12.217 casas foram danificadas no estado. Outras 28 foram destruídas com as tempestades.
Além disso, o balanço calcula que ao menos 56.740 pessoas foram afetadas pelas fortes chuvas nos últimos sete dias e que 120 cidades paranaenses foram atingidas.
LEIA TAMBÉM:
AMOR: Juntos há 38 anos, casal relembra primeiro encontro em cemitério: ‘Lugar em que mais me sinto feliz’
FÉ: Túmulo de santa popular atrai devotos em Ponta Grossa; conheça a história de Corina Portugal
LUTO: Funerais em Curitiba custam a partir de R$ 396,73; veja o que fazer quando alguém morre
Alagamentos
As chuvas bloquearam estradas no estado e provocaram cheias de vários rios, entre eles o Ivaí, cujo nível subiu e alagou parte de uma rodovia no norte do estado.
Em Ipiranga, nos Campos Gerais, o alagamento deixou metade da população ilhada. De acordo com a prefeitura municipal, cerca de sete mil pessoas de onze comunidades rurais estão isoladas. Dados do último Censo Demográfico (2022) apontam que, no total, a cidade possui 14,1 mil moradores.
Veja a situação das estradas no Paraná nesta quinta-feira
Moradores que ficaram desabrigados por causa das chuvas em União da Vitória, sul do estado, tiveram que voltar para abrigos na segunda. O motivo foi o nível do Rio Iguaçu, que subiu novamente.
Também em União da Vitória, a força do vento derrubou um idoso que caminhava pelas ruas da cidade. Segundo o Simepar, o vento que atingiu o município foi de 65,5 km/h. Veja vídeo abaixo.
Força do vento derruba idoso em União da Vitória; ele teve ferimentos
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná
Leia mais notícias da região no g1 Paraná.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.