Estudo estima que 71 mil casos de câncer de próstata sejam diagnosticados no Brasil


Desse modo, os especialistas recomendam a busca pela detecção precoce para melhor tratamento Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), até 2025 são estimados 71 mil novos casos de Câncer de Próstata no Brasil. De acordo com dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade do Ministério da Saúde, de 2019 a 2021 foram registrados mais de 47 mil óbitos em razão desse tipo de tumor.
Diante de dados tão alarmantes, os especialistas reforçam a importância da campanha Novembro Azul, movimento mundial criado em 2003 para conscientizar e alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A médica oncologista Patrícia Amorim atenta para a importância das ações de prevenção e cuidado com a saúde, que começa desde a percepção de sinais e sintomas.
Oncoclínica Alagoas está de portas abertas para esclarecer dúvidas.
Oncoclínica
“Além do PSA [Antígeno Prostático Específico] e o toque retal para detecção do câncer de próstata, o check-up regular de exames precisam ser feitos pelos homens para detecção dessa e de outras doenças. É importante verificar a pressão arterial, a glicemia, fazer exames laboratoriais, observar os níveis do colesterol, estar em dia com as vacinas, verificar o Índice de Massa Corpórea (IMC), entre outros”, orientou a médica.
Uma atitude decisiva é a prevenção, pois, na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura.
“Os sintomas que aparecem na fase avançada são: Dor ao urinar, vontade de urinar com frequência, presença de sangue na urina ou no sêmen e dor óssea. É necessário ainda estar atento a fatores de risco, como obesidade, histórico familiar de câncer de próstata, tabagismo, exposição à radiação, entre outros”, listou a especialista.
Oncologista Patrícia Amorim atenta para a necessidade de check-up regular
Oncoclínica
Dra. Patrícia de Araújo Amorim – CRM 2710 | RQE 1109
A melhor forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce, por isso a sua saúde deve estar sempre em primeiro lugar. Esteja em dia não apenas com os seus exames de rotina citados anteriormente, mas com sua saúde mental, alimentação e a prática de atividade física. E se precisar de mais orientações e esclarecer dúvidas, agende a sua consulta na Oncoclínica Alagoas.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.