Suspeita de doença causada por bactéria provoca suspensão de aulas em escolas de cidade mineira


Pelo menos 27 crianças apresentaram sintomas como febre e dor de garganta. Os casos estão sendo considerados pela Secretaria de Saúde como suspeitos de infecção pela bactéria Streptcoccus. Escola teve aula suspensa após suspeita de alunos estarem infectados por bactéria
Prefeitura Municipal
As aulas de duas escolas municipais de Felício dos Santos, no Vale do Jequitinhonha, foram suspensas após 27 crianças apresentarem sintomas como febre e dor de garganta. Os casos estão sendo considerados pela Secretaria de Saúde como suspeitos de infecção pela bactéria Streptcoccus. (Clique aqui para saber mais sobre a bactéria).
Segundo o secretário municipal de saúde, Salvador Fernandes, os primeiros casos suspeitos foram notificados na terça (24), e aumentaram exponencialmente nesta quarta (25). Todas as crianças, de 7 a 10 anos, são alunos da Escola Municipal Santo Antônio. O Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) também foi fechado a partir do Decreto nº 63/2023. “Elas se queixam de febre, garganta doendo e vermelhidão na pele. Todas foram atendidas pelos médicos das unidades, medicadas e encaminhadas para casa. Estão sendo acompanhadas pelas equipes de Vigilância em saúde e nenhuma precisou ser internada”, informou o secretário.
Drecto suspendeu aulas nesta quinta e sexta
Prefeitura Municipal de Felício dos Santos
As aulas só devem retornar na próxima segunda (27) para desinfecção do local. A decisão foi tomada durante uma reunião de emergência nesta quarta, entre médicos, secretarias de saúde e educação, além de representantes da atenção primária municipal. Ainda de acordo com Salvador, a situação não é considerada como surto, uma vez que ainda não foram comprovados os casos. Ele informou que, em contato com a Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte, eles informaram que os exames para análise são aplicados somente quando houver internação (Informação atualizada nesta sexta).
Em vídeo divulgado pela Secretaria de saúde municipal, o médico do município, Adryan Souza, fez alguns esclarecimentos sobre os sintomas da escarlatina, doença suspeita de ter acometido as crianças e que é provocada pela bactéria Streptcoccus. “É uma doença que é mais comum entre crianças e adolescentes na faixa de 5 a 12 anos. Entre os sintomas estão a infecção de garganta, somada a infecções na pele, dores e manchas vermelhas pelo corpo, e duram cerca de 10 dias. Normalmente, ela é transmitida quando se tem contato com gotículas e secreções salivares de uma pessoa que está infectada. Embora seja mais comum em crianças, a bactéria também pode ser transmitida para adultos”, explicou o especialista.
Devido às suspeitas, o médico recomenda que sempre que tiver algum sintoma, é preciso levar para a Unidade Básica de Saúde para atendimento. “Se tiver sintomas característicos, aplicamos o antibiótico, que após 24h da aplicação inibe a transmissão da bactéria. Além disso, orientamos que as pessoas que têm contato próximo à criança evitem usar os mesmos copos, toalhas, e objetos pessoais, sempre higienizando as mãos para evitar essa transmissão”.
Casos de mortes suspeitas em Minas
As escolas municipais de São João del Rei, Santa Cruz de Minas e Tiradentes foram fechadas na última quarta-feira (25) e as aulas suspensas por tempo indeterminado depois que três crianças morreram em São João del Rei após apresentarem sintomas como febre e dor de garganta. Outras quatro crianças foram internadas. As autoridades locais investigam se elas foram contaminadas pela bactéria Streptcoccus.
As autoridades locais iniciaram um processo de desinfecção nas escolas. No entanto, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) reforçou que não há critérios que comprovem um surto da bactéria ou risco à saúde da população. As aulas da rede privada e estadual não foram paralisadas.
Na segunda-feira (23) a Prefeitura de São João del Rei divulgou que as mortes de três crianças estão sendo investigadas pela Secretaria Municipal de Saúde. Além dos óbitos, outras quatro crianças chegaram a ficar internadas. Nesta quinta-feira (26), uma criança seguia internada, acompanhada por equipes da Vigilância em Saúde.
O que se sabe sobre morte de crianças por doença misteriosa em cidade no interior de MG
Três mortes de crianças são investigadas pela Secretaria de Saúde de São João del Rei; outras quatro estão internadas
Suspeita de infecção por bactéria causa suspensão de aulas em escolas de três cidades em MG; morte de crianças é investigada
Manchas vermelhas pelo corpo: pode ser escarlatina?
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp
Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG

Veja mais notícias da região em g1 Grande Minas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.