Após estragos provocados por temporal, Escola Municipal Carlo Ceriani será interditada a partir desta segunda-feira


Secretaria Municipal de Educação (Seduc) informou que o prédio, localizado no Jardim Humberto Salvador, em Presidente Prudente (SP), sofreu danos devido à chuva de sexta-feira (27). Escola Municipal Carlo Ceriani será interditada a partir desta segunda-feira (30), em Presidente Prudente (SP)
Cedida
Por motivo de segurança, a Escola Municipal Carlo Ceriani, localizada no Jardim Humberto Salvador, em Presidente Prudente (SP), ficará interditada entre segunda (30) e quarta-feira (1º), após estragos provocados pelo temporal que atingiu o Oeste Paulista na sexta-feira (27).
Em nota, a Secretaria Municipal de Educação (Seduc) informou que o prédio sofreu danos importantes devido à chuva, principalmente na estrutura do telhado, e que, após avaliação das equipes de engenharia da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, para segurança de todos, optou-se pela interdição do local.
“Por conta disso, não haverá aula na unidade escolar entre segunda (30) e quarta-feira (1º), enquanto são executados os reparos buscando alternativas para atendimento das crianças”, ressaltou.
A escola pediu a compreensão dos pais e se colocou à disposição para mais esclarecimentos por meio do WhatsApp (18) 98206-4653.
Escola Municipal Carlo Ceriani será interditada a partir desta segunda-feira (30), em Presidente Prudente (SP)
Cedida
Rastro de destruição
O temporal que atingiu a região na tarde da sexta-feira provocou em torno de 200 ocorrências de quedas de árvores em Presidente Prudente, de acordo com o último balanço oficial da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, atualizado neste domingo.
Ainda houve o registro de 20 quedas de fios energizados e outras cinco ocorrências de destelhamentos e desabamentos em Presidente Prudente.
Duas pessoas tiveram ferimentos leves em decorrência do temporal e também foram observados pontos de alagamentos na cidade, como o trecho que fica no cruzamento entre a Rua Donato Armelin e as avenidas 14 de Setembro e 11 de Maio, no Parque do Povo. A chuva forte ainda provocou danos na cobertura do Centro Cirúrgico da Santa Casa de Misericórdia de Presidente Prudente.
Defesa Civil computou 200 ocorrências de quedas de árvores após o temporal que atingiu Presidente Prudente (SP) na sexta-feira (27)
Defesa Civil
De acordo com os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as rajadas de vento chegaram a 64km/h no período entre 16h e 17h, mas às 18h atingiram a marca de 83,52km/h. Durante toda a sexta-feira, ainda segundo o Inmet, o volume de chuva em Presidente Prudente foi de 44 milímetros.
Equipes de funcionários da Defesa Civil, da Companhia Prudentina de Desenvolvimento (Prudenco), das secretarias municipais de Obras e Serviços Públicos (Sosp), de Meio Ambiente (Semea) e de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública (Semob), da concessionária de energia elétrica Energisa Sul-Sudeste e do Corpo de Bombeiros foram mobilizadas e trabalham intensamente desde a tarde de sexta-feira para prestar atendimento às ocorrências de danos causados pelo temporal.
Ao g1, o coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil, em Presidente Prudente, Renato Gouvea, informou que, até a manhã deste domingo, havia em torno de 35 ocorrências pendentes.
“A Defesa Civil está com duas equipes trabalhando durante todo o dia para sanar o maior número de ocorrências possível”, afirmou.
Com rajadas de vento de 83km/h, temporal atingiu Oeste Paulista na sexta-feira (27)
Defesa Civil
VEJA TAMBÉM:
Meteorologia prevê chuvas fortes e volumosas para o Oeste Paulista nos próximos dias e Defesa Civil faz alerta de segurança
Com rajadas de vento de mais de 80km/h, temporal causa estragos na região de Presidente Prudente
Com rajadas de vento de 83km/h, temporal derruba mais de 100 árvores em Presidente Prudente
Força-tarefa
De acordo com a Energisa, o temporal que atingiu Presidente Prudente causou estragos à rede elétrica, lançando telhas, calhas, estruturas metálicas e árvores inteiras sobre a fiação, provocando quedas de postes e rompimento de cabos. Até a tarde deste sábado (28), segundo a empresa, mais de 95% dos consumidores afetados já haviam tido o fornecimento de energia restabelecido.
A Energisa identificou mais de 100 locais que tiveram estragos de alta complexidade por conta do temporal. Foram substituídos postes, cabos e equipamentos danificados por árvores, calhas e outros objetos lançados sobre os fios durante a chuva.
Os trabalhos seguiram ao longo deste sábado, com troca de postes e equipamentos, reparos de cabos e remoção de árvores e demais objetos da rede. Na manhã deste domingo (29), a empresa disse ao g1 que as ocorrências coletivas foram solucionadas e que as equipes estão nas ruas trabalhando em casos pontuais.
Temporal de sexta-feira (27) provocou queda de energia em diversos pontos de Presidente Prudente (SP)
Cedida/Thamires Gualberto de Aquino
A concessionária reforçou que nessas situações de temporais, quando objetos atingem a rede elétrica, pode haver curto-circuito e rompimento de cabos que, ao caírem no chão, podem estar energizados.
As orientações são manter a distância e não se aproximar em hipótese alguma dos fios.
O telefone gratuito da Energisa para o atendimento da população é o 0800-7010-326.
Já segundo a Prefeitura, as equipes da administração municipal seguirão mobilizadas durante todo o fim de semana. Além disso, o atendimento pelo telefone 156 funcionará excepcionalmente neste fim de semana, no sábado e no domingo, das 8h as 18h, para receber as ocorrências.
A previsão, segundo o poder público, é de que os trabalhos continuem ao longo da semana.
Equipes da Defesa Civil estão nas ruas para reparar os estragos provocados por temporal, em Presidente Prudente (SP)
Defesa Civil
Meteorologia
De acordo com a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil, no período entre este domingo (29) e a próxima terça-feira (31), os dias serão típicos de verão, apesar de ainda estar vigente a primavera.
Isso significa que os períodos da manhã e da tarde serão marcados pela presença de sol entre algumas nuvens, o que garante sensação de calor e abafamento.
Porém, no decorrer das horas, a soma deste calor com a umidade proveniente da Amazônia criará condições para pancadas de chuva forte, seguidas por raios e vento.
Até o momento, não há evidência de acumulados expressivos, porém, como existe a possibilidade de temporais, a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil recomenda atenção. Confira alguns cuidados:
Evitar áreas de risco de alagamento nos momentos de chuva forte;
Não estacionar veículos debaixo de árvores se estiver ventando;
Cuidado com as ‘cabeças d’água’ em rios e cachoeiras;
Em situações de chuva forte, com raios e ventos, buscar abrigo imediatamente;
Não permanecer em piscinas, lagos e rios para evitar acidentes com raios; e
Seguir sempre as orientações da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros.
Em caso de emergência, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil atende pelo número (18) 99744-0199, também pelo WhatsApp. Já o Corpo de Bombeiros pode ser contatado através do 193.
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.