SRS estima que cerca 337 mil crianças e adolescentes devem ser imunizados no Norte de Minas durante Campanha de Multivacinação que começa neste sábado (21)


Campanha vai disponibilizar 16 tipos de vacinas para atualizar a caderneta vacinal do público de um e 14 anos. Vacina contra a poliomielite também estará disponível durante a Campanha de Multivacinação
SES-MG
A Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS) estima que cerca 337 mil crianças e adolescentes devem ser imunizados no Norte de Minas durante a Campanha de Multivacinação que começa neste sábado (21).
O objetivo da campanha é atualizar as cadernetas de vacinação do público-alvo, que é de um ano a 14 anos. O “Dia D” da Campanha está marcado para 28 de outubro, data preparada pelos municípios para mobilizar pais e responsáveis por crianças e adolescentes sobre a importância da atualização das cadernetas de vacinação.
Serão disponibilizadas 16 tipos de vacinas: BCG; Hepatite B; Penta; Poliomielite inativada e Poliomielite oral; Rotavírus; Pneumocócica 10; Meningocócica C; Febre Amarela; Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola); Tetra Viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela); DTP (difteria, tétano e coqueluche); Hepatite A; Varicela; Meningocócica ACWY; Papilomavírus Humano – (HPV quadrivalente, contra câncer de colo do útero, da vulva, da vagina, do ânus, pênis, orofaringe e das verrugas genitais) e contra a covid-19.
Para reforçar o estoque, a SRS está repassando aos municípios as doses durante essa semana.
Número de crianças e adolescentes
A coordenadora de vigilância em saúde da SRS de Montes Claros, Agna Menezes, ressaltou, por meio de nota divulgada à imprensa, que a atualização vacinal é essencial para evitar que doenças já erradicadas no país voltem a acometer a população. Entre elas está a poliomielite, que foi notificada em março deste ano no Peru, em região de fronteira com o Brasil.
“A atualização das cadernetas de vacinação é fator de fundamental importância para evitar que doenças imunopreviníveis sejam reintroduzidas no país, apesar da disponibilização de vacinas de forma gratuita à população por meio do Sistema Único de Saúde – (SUS)”.
A SRS destacou que assim como em outras campanhas de imunização, além da abertura de outros postos de vacinação fixos ou volantes nas zonas urbanas e rurais, os municípios devem manter o funcionamento das salas de vacinação durante todo o horário de atendimento das unidades de saúde, incluindo o período do almoço e os finais de semana. O objetivo é facilitar o acesso dos pais e responsáveis por crianças e adolescentes que, devido ao trabalho, não têm disponibilidade de tempo nos horários normais de funcionamento das unidades de saúde.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp
Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG

Veja mais notícias da região em g1 Grande Minas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.