Flitabira exibe cartas de Drummond e Portinari com a voz dos próprios artistas


Tecnologia desenvolvida pela UNIFEI permitiu que as vozes do poeta e do pintor fossem sintetizadas para permitir “leituras” de cartas trocadas entre os artistas III Flitabira Revela Feito Tecnológico Surpreendente: Vozes de Drummond e Portinari Sintetizadas para Inédita Leitura de Cartas
No próximo dia 31 de outubro, o público terá a oportunidade de vivenciar algo inédito: uma leitura de cartas trocadas entre o poeta itabirano Carlos Drummond de Andrade e o pintor Candido Portinari. Ambas as vozes, mesmo tendo pertencido ao século passado, serão ouvidas ao vivo no Festival Literário Internacional de Itabira, o Flitabira.
3ª edição do Flitabira é realizada 121 após o nascimento do escritor itabirano
Divulgação
O festival, que se estenderá até o dia 5 de novembro, tem como tema “Arte, Literatura e Correspondências” e contou com a ajuda da equipe de pesquisadores da Engenharia Eletrônica da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), liderada pelo professor Juliano Montemor. Para converter a troca de cartas entre Drummond e Portinari em áudio, o grupo aproveitou centenas de entrevistas e leituras de poemas deixadas pelo poeta como base para adaptar sua voz e alinhou esse acervo a recursos tecnológicos. O processo para alcançar essa conquista já demonstra que o festival começou antes mesmo da abertura oficial da programação, que pode ser conferida no site do Flitabira.
Os pesquisadores da UNIFEI ainda foram além – diferentemente da voz de Carlos Drummond de Andrade, que conta com diversos registros, a voz de Candido Portinari nunca foi registrada. No entanto, o Projeto Portinari, presidido por João Candido Portinari, filho do pintor, desvendou uma entrevista raríssima feita por ele em 1946 para uma rádio francesa, contendo apenas 59 segundos de áudio. Esse é o único registro conhecido de sua voz, e é por meio dele que os pesquisadores permitirão que Drummond e Portinari “leiam”, no Flitabira, as cartas escritas uns para os outros.
Foto do exato momento de entrevista de Portinari para rádio francesa, inaugurando a Exposição “Retirantes”
Projeto Portinari/Reprodução
Diante de tanto empenho e pesquisa, o público do Flitabira será privilegiado com a voz sintetizada de Drummond lendo suas cartas direcionadas a Portinari e, igualmente inédito, Portinari responderá com sua voz – também sintetizada.
Além da grande atração, o Flitabira também conta com a presença de mais de cem escritores, dentre eles nacionais, internacionais, regionais, locais e infantis. A programação completa pode ser encontrada no site e nas redes sociais do Festival. Além disso, o evento literário também apresenta a primeira edição do Festival Literário de Viola Caipira, que reunirá cinco músicos especialistas em um dos instrumentos musicais mais clássicos do país, que além de artistas do campo da música, também são escritores de livros.
O Flitabira tem o patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, com o apoio da Prefeitura de Itabira e União Brasileira de Escritores – UBE.
INSTITUTO CULTURAL VALE
O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. Nos anos 2020-2022, o Instituto Cultural Vale patrocinou mais de 600 projetos em mais de 24 estados e no Distrito Federal. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org
SERVIÇO:
I Festival Literário de Viola Caipira
III Flitabira – Festival Literário Internacional de Itabira
De 31 de outubro a 5 de novembro
Local: Praça do Areão – Itabira-MG
Informações acesse o site.
Informações para a imprensa: [email protected]
Adicionar aos favoritos o Link permanente.