Conceição Evaristo recebe Prêmio Juca Pato de Intelectual do Ano no Flitabira


Primeira mulher negra a receber o prêmio, a autora será laureada no dia 4/11, penúltimo dia do Festival Literário Em meio a finalistas do Troféu Juca Pato de Intelectual do Ano, concedido pela União Brasileira de Escritores, como Martinho da Vila, Maria Villani, Marilene Felinto e Pedro Bandeira, quem recebeu condecoração com o prêmio foi Conceição Evaristo. A escritora, nome confirmado do Flitabira, Festival Literário Internacional de Itabira, agora integra a lista de condecorados pelo troféu, ao lado de Frei Betto, Lygia Fagundes Telles, Carlos Drummond de Andrade, Antonio Candido, Dalmo Dallari, Milton Hatoum, Ignácio de Loyola Brandão, Aílton Krenak e os ex-presidentes da República Juscelino Kubitschek e Fernando Henrique Cardoso, entre outros.
Conceição Evaristo é a primeira mulher negra a ser laureada com o prêmio
Ranch Films
O Secretário de Formação, Livro e Leitura do Ministério da Cultura, Fabiano Piúba, representará a ministra da Cultura, Margareth Menezes, durante o Flitabira. Quem faz a entrega do Prêmio é sempre o ganhador do ano anterior, que foi o padre Júlio Lancellotti – na ocasião, o Padre estará presente via chamada de vídeo simultânea.
A entrega do Prêmio Juca Pato de Intelectual do ano, outorgado pela União Brasileira de Escritores – UBE – será entregue a Conceição Evaristo após a palestra “O sentimento do mundo”, na qual também estará presente a Ministra Cármen Lúcia e a escritora Eliana Alves Cruz, responsável pela mediação da mesa. O evento tem início às 21h do dia 4/11, sábado, no Circuito Cultural do Centro Histórico de Itabira.
Pela primeira vez, a premiação condecora uma mulher negra. A escolha de Conceição Evaristo foi feita a partir de um voto dos associados da UBE. O prêmio, segundo a entidade, é concedido à personalidade que tenha publicado livro no Brasil, no ano anterior, e se destacado pelo conjunto da obra em qualquer área do conhecimento, valorizando e representando os ideais democráticos. O prêmio é um dos mais tradicionais do País e foi criado em 1962 por iniciativa do escritor Marcos Rey.
O troféu da premiação é a réplica da personagem criada pelo jornalista Lélis Vieira e imortalizada pelo ilustrador e chargista Benedito Carneiro Bastos Barreto, conhecido pelo pseudônimo de Belmonte (1896-1947). A UBE, sociedade civil fundada em 1958, luta em defesa da liberdade de expressão, dos direitos do autor, da cadeia produtiva do livro e pela democratização do acesso à informação. Ricardo Ramos Filho, autor que também é nome confirmado no Flitabira, é o seu atual presidente.
Troféu da premiação é réplica da personagem criada por Lélis Vieir
Divulgação
Sobre o Flitabira
Criado pelo jornalista Afonso Borges – que é também o idealizador do sempreumpapo.com.br, há 37 anos em atividade, do fliaraxa.com.br, há 11 anos, e do recém-inaugurado fliparacatu.com.br, o Flitabira realizará sua terceira edição entre os dias 31 outubro e 5 de novembro de 2023, celebrando 121 anos de nascimento do poeta Carlos Drummond de Andrade. As atividades acontecem tanto de forma presencial, na Praça do Centenário, quanto on-line, pelo canal no YouTube do Festival. O Flitabira tem o patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, com o apoio da Prefeitura de Itabira e da UBE – União Brasileira de Escritores.
Afonso Borges, idealizador e curador do Festival Literário Internacional de Itabira, o Flitabira
Acervo pessoal
Instituto Cultural Vale
O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. Nos anos 2020-2022, o Instituto Cultural Vale patrocinou mais de 600 projetos em mais de 24 estados e no Distrito Federal. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org SERVIÇO:
III Flitabira – Festival Literário Internacional de Itabira
De 31 de outubro a 5 de novembro
Local: Circuito Cultural do Centro Histórico – Itabira-MG
Informações acesse o site.
Informações para a imprensa: [email protected]
Adicionar aos favoritos o Link permanente.