VÍDEO: cratera em Rio Claro continua causando transtornos para moradores e comerciantes


Enorme buraco foi aberto em janeiro. Prefeitura disse que está tentando a liberação de R$ 15 milhões de reais, junto a Defesa Civil Nacional, para realizar as obras da nova galeria. Obra no Cervezão, Rio Claro, se arrasta por meses sem solução
Marcos Pinguim/EPTV
Desde o início do ano, moradores do bairro Cervezão, em Rio Claro (SP), sofrem por conta de uma obra entre a Rua 6 e a Avenida M-21. A cratera foi aberta em janeiro pela prefeitura para resolver a situação do escoamento da água da chuva que desce pelas tubulações dos bairros mais altos, realizando a recuperação da galeria de águas pluviais.
📲 Participe do canal do g1 São Carlos e Araraquara no WhatsApp
‘Até Quando’: moradores de Rio Claro reclamam de cratera que continua aberta no Cervezão
Além da poeira e do risco de acidentes, o enorme buraco onde era uma praça exala um mal cheiro. A dona de casa Maria das Graças ressalta que a situação piora em dias de calor mais intenso.
“É um mal cheiro que ninguém aguenta aqui. A gente tem que ficar com as portas e janelas fechadas, até na cozinha vai o cheiro de tão horrível que é”, disse ela em entrevista à EPTV, afiliada da TV Globo.
O problema também afeta o trânsito e a logística na região e, consequentemente, gera prejuízos aos comerciantes, como é o caso do Bruno Stein, que tem um estabelecimento que vende frios. “Meus clientes não conseguem chegar aqui, eles vão comprar em outro lugar, porque simplesmente não conseguem chegar na loja”, destacou.
Obra no Cervezão, em Rio Claro, prejudica trânsito
Marcos Pinguim/EPTV
Como dito acima, a área, antes da obra, abrigava uma praça. Guilherme Oliveira é síndico de um condomínio pede que algo seja feito o mais rápido possível, já que o local era uma área de convivência dos moradores.
“Ali, naquele espaço, era uma área de convivência importantíssima para o condomínio. Era uma praça, onde havia uma academia ao ar livre, um espaço para os moradores passarem com seus pets, vagas para visitantes do condomínio. Então, é todo esse universo que envolve essa cratera”, pontuou ele.
Moradora do bairro há 47 anos, Michele Cristina Bacciotti também pede uma solução para o problema para que “os moradores voltem a ter a vida normal”.
O que dizem prefeitura e empresa
Em nota, a Prefeitura de Rio Claro informou que a cratera foi aberta para identificar o problema na rede de esgoto e na rede de águas pluviais. A administração municipal afirmou que providenciou novas galerias enquanto a BRK, concessionária responsável pelo esgoto da cidade, um novo trecho de rede coletora de esgotos.
Por fim, a prefeitura disse que está tentando a liberação de R$ 15 milhões junto a Defesa Civil Nacional para realizar as obras da nova galeria.
Já a BRK pontuou que o sistema de esgotamento sanitário do bairro opera normalmente.
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara
Adicionar aos favoritos o Link permanente.