‘Sentimos balançar’, diz estudante que estava em camarote que desabou


Polícia abriu inquérito para apurar incidente em show sertanejo em Arandu.
‘Estrutura estava balançando desde quarta-feira’, afirma prefeito.

 

A estudante Luciana Félix, que estava no camarote que desabou na madrugada deste domingo (19) em Arandu (SP) e deixou 27 feridos, conta que desde o primeiro dia do evento, na quarta-feira (15), ela sentiu que a estrutura estava balançado, mas não imaginava que o camarote poderia desabar. Em entrevista à TV TEM, a jovem afirma que foi terrível o susto em todos que estavam no local.

Estudante Luciana Félix conta sobre o susto
(Foto: Reprodução/TV TEM)

“Enquanto o pessoal estava dançando dava para sentir a estrutura balançar. Até que um pessoal, por sentir isso, achou estranho e parou de dançar. Foi quando de repente a estrutura caiu. Foi aterrorizante. Eu estava no segundo andar e a sesação que tive é de que a estrutura tinha caído em cima das pessoas que estavam no piso de baixo”, afirma a estudante.

Ainda segundo Luciana, esse problema poderia ter sido resolvido. “Desde quarta-feira, quando começou a festa, sentimos que a estrutura estava balançando, porém infelizmente ninguém fez nada”, conta.

A gerente de produção Rafaela Rodrigues conta que todos se desesperaram após a queda do camarote. ” Estava balançando muito o camarote e de repente desabou. Eu lembro de pouca coisa, pois estava desesperada e com muita dor no pé. Na movimentação perdi meu celular e bolsa, só queria saber onde estava minha amiga, e daí logo me tiraram de lá. No desespero o pessoal começou a pisar em cima da gente, quando eu vi tinham me tirado de lá e me levaram para o Hospital de Arandu e depois me encaminharam para Avaré”, afirma.

Prefeito Luiz Carlos da Costa diz que camarote
já havia balançado (Foto: Reprodução/TV TEM)

De acordo com o prefeito Luiz Carlos da Costa (PR), eles perceberam que a estrutura estava balançando, porém a empresa responsável afirmou que isso era normal.

“Fomos até o local na quarta-feira, pois vimos que a estrutura estava balançando, porém a empresa responsável afirmou que isso era normal. A empresa ressaltou que seria anormal se não tivesse nenhum balanço”, explica.

Delegado Tarcio Severo diz que abriu inquérito
policial (Foto: Reprodução/TV TEM)

Investigação
A Polícia Civil abriu um inquérito de lesão corporal, e uma perícia preliminar já foi realizada no local. Segundo o delegado Tarcio Severo, a perícia complementar foi solicitada para apontar as causas do desabamento.

“Por se tratar da queda de uma estrutura metálica, solicitamos uma perícia complementar em que engenheiros irão avaliar para que possamos verificar a natureza ou causa do desabamento. Se for constatado alguma falha na estrutura, o responsável pela instalação poderá responder penalmente pelo crime de lesão corporal culposa, e posteriormente poderá ser acionado na esfera civil para eventual reparação de danos materiais ou morais que as vítimas tenham sofrido”, afirma o delegado.

Transmissão ao vivo
A queda parcial do camarote de um show sertanejo em Arandu (SP), na madrugada de domingo (19), foi transmitida ao vivo no Facebook pelo auxiliar administrativo Eduardo Vasques, responsável pela página Costinha Avaré, que divulga festas da região de Avaré (SP). O acidente aconteceu durante o show da dupla Fiduma & Jeca e deixou pelo menos 27 pessoas feridas, nenhuma em estado grave. (Veja o vídeo acima)

saiba mais

Camarote desaba em show sertanejo
e fere 27 pessoas no interior de SP

Arandu recebe a 24ª Expomaar com shows e rodeios nesta quarta-feira

Morador transmite ao vivo queda de camarote em show sertanejo

O vídeo mostra o público cantando – inclusive com crianças – quando, de repente, a estrutura do camarote começa a tremer. A transmissão mostra Eduardo descendo as escadas correndo.
É possível ouvir muita gritaria. A filmagem registrou também pessoas chorando e preocupadas em sair rapidamente do espaço. Até a tarde deste domingo a publicação tinha 6,2 mil visualizações. Eduardo Vasques também fez transmissões nos outros três shows da festa sertaneja de Arandux, entre quarta-feira (15) e sexta-feira (16), mas conta que nada de anormal aconteceu nas ocasiões.

Luizão e Paulo Nunes posaram para fotos com fãs
no camarote (Foto: Arquivo pessoal)

“No sábado [17] estava um pouco mais cheio por ser fim de semana, mas tudo normal como nos outros dias. A estrutura cedeu de um lado, no local onde eu estava ele entortou. Nessa hora eu sai correndo como todo mundo e fui atrás da minha esposa. Graças a Deus a estrutura não caiu inteira, senão poderia ser uma tragédia”, relata.Ex-jogadores estavam no show
Os ex-jogadores de futebol Luizão e Paulo Nunes, que atuaram em times como Corinthians, Palmeiras e seleção brasileira, aparecem no vídeo. Segundo a polícia, os dois não ficaram feridos. Em contato com o GloboEsporte.com, Luizão disse que tudo não passou de um susto e que estão bem. “Estávamos no último andar, no terceiro piso. Bater pênalti em final de campeonato é bem mais fácil [do que passar por uma situação dessa]”, disse.

Vídeo mostra pessoas caindo da estrutura
(Foto: Reprodução/ Facebook)

Entenda o caso
A dupla Fiduma & Jeca se apresentava no palco da 24ª edição da Festa de Peão de Boiadeiro de Arandu (Expomaar) quando parte da estrutura metálica cedeu. Pessoas que estavam sobre a estrutura e embaixo dela foram atingidas, segundo o Corpo de Bombeiros. O show da dupla foi encerrado depois do acidente.

Ainda de acordo com os bombeiros, o acidente aconteceu por volta da 1h40. Depois de 15 minutos, equipes chegaram ao local e socorreram as vítimas. Do total de 27 vítimas socorridas pela corporação, 13 foram levadas ao hospital de Arandu e 14 à Santa Casa de Avaréx, cidade vizinha. A Polícia Civil registrou boletim de ocorrência com 30 feridos.

Entre as vítimas, três tiveram fraturas nas pernas e uma mulher fraturou as costelas. Todos estão fora de perigo. Apenas a mulher continuava internada na manhã deste domingo, em Avaré. O restante recebeu alta, segundo informou os hospitais. As identidades das vítimas não foram divulgadas.

Eduardo Vasques transmitiu ao vivo a queda
parcial do camarote (Foto: Reprodução/ Facebook)

A jornalista Luciana Santini estava no térreo do camarote quando o acidente aconteceu. Segundo ela, o show tinha acabado de começar e a dupla cantava a segunda música, quando ouviu gritos de desespero das pessoas ao lado. “Foi desesperador, eu que estava embaixo, meu Deus, que desespero. Foi uma correria, eu estava com a minha filha e minha amiga. Sai procurando elas, minha amiga segurou no meu braço, minha filha saiu correndo, o povo saiu na mesma hora, gente pulando de arquibancada. Foi muito feio”, descreve.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o local da festa tinha alvará para funcionar e o camarote possuía laudo técnico de engenheiros. A causa do acidente será investigada pela Polícia Civil.

A festa era organizada pela Prefeitura de Arandu. O secretário municipal de Esportes e Lazer, Carlos Roberto Bagaceira, afirmou à TV TEM que o camarote tinha alvará para receber 1,2 mil pessoas, mas que na hora do acidente estava com aproximadamente 900 pessoas. Em nota enviada ao G1, a dupla sertaneja informa que a equipe se solidariza com as vítimas e ressalta que não é responsável pela estrutura do evento. Por fim, afirma que interrompeu o show em respeito a todos que eram sorridos logo após o acidente.

 

 

Acidente aconteceu durante show com a dupla Fiduma & Jeca (Foto: Adilson/Foto Perigo)

Acidente deixou 27 pessoas feridas, quatro com fraturas nas pernas (Foto: Arquivo Pessoal/ Luciana Félix)

Estrutura ficou visivelmente torta depois do acidente (Foto: Arquivo Pessoal/ Diego de Oliveira Rosa)

Adicionar aos favoritos o Link permanente.