Conheça as 3 únicas cidades de SP com mesmo número de homens e mulheres, segundo o IBGE


Guaraci, Paulistânia e Santa Cruz da Esperança integram a restrita lista, enquanto outros 22 municípios do estado possuem diferença de no máximo cinco moradores entre um sexo e outro. Especialista aponta importância de políticas públicas voltadas aos dois gêneros. Guaraci, Paulistânia e Santa Cruz da Esperança, SP
Arte/g1
Os novos resultados do Censo 2022 divulgados nesta sexta-feira (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelaram que três das 645 cidades do estado de São Paulo possuem o mesmo número de homens e mulheres.
São elas: Guaraci (SP), na região de São José do Rio Preto (SP), Paulistânia (SP), na região de Bauru (SP), e Santa Cruz da Esperança (SP), na região de Ribeirão Preto (SP). Abaixo, conheça cada um dos municípios.
Guaraci – 5.175 homens e 5.175 mulheres
Paulistânia – 1.045 homens e 1.045 mulheres
Santa Cruz da Esperança – 1.058 homens e 1.058 mulheres
Além das três, outras 22 do estado contabilizam diferença de no máximo cinco moradores entre um sexo e outro. Veja na tabela:
Cidades de SP com nº parecido ou igual de homens e mulheres
Guaraci
Guaraci, SP
Câmara Municipal de Guaraci
Guaraci é uma cidade com 10.350 habitantes, localizada há cerca de 35 quilômetros de Olímpia (SP), município do qual foi distrito.
A emancipação ocorreu em 1944. À época, tinha a economia exclusivamente voltada ao setor agropecuário.
Atualmente, uma usina de açúcar e álcool instalada no local em 2003 é, segundo a prefeitura, a origem do maior número de empregos e da maior fonte de arrecadação da cidade.
Guaraci ocupa uma área de 639 km², está a uma altitude de 475 metros e é banhada pelo Rio Grande. Faz divisa com os municípios de Icém (SP), Altair (SP), Olímpia (SP), Barretos (SP), Fronteira (MG) e Frutal (MG).
Paulistânia
Paulistânia, SP
Redes sociais/Prefeitura de Paulistânia
Paulistânia é uma cidade com 2.090 habitantes, localizada a cerca de 50 quilômetros de Bauru.
Foi distrito de Agudos (SP) de 1934 a 1995, quando passou pela emancipação e adquiriu autonomia política.
O município ocupa uma área de 256,178 km² e está a uma altitude de 645 metros. Faz divisa com Piratininga (SP), Cabrália Paulista (SP), Santa Cruz do Rio Pardo (SP), Espírito Santo do Turvo (SP) e Agudos.
Santa Cruz da Esperança
Santa Cruz da Esperança, SP
AcervoEP
Santa Cruz da Esperança é uma cidade com 2.116 habitantes, localizada a cerca de 49 quilômetros de Ribeirão Preto.
Distrito de Cajuru (SP) entre 1923 e 1978 e de Cajobi (SP) entre 1979 e 1993, quando foi emancipado, o município é considerado um dos mais novos do estado.
Santa Cruz da Esperança ocupa uma área de 148 km², a 612 metros de altitude. Faz limite com Altinópolis (SP), Cajuru, São Simão (SP) e Serra Azul (SP).
✅ Receba as notícias da região no canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
g1 Censo 2022: Brasil mais velho e mais feminino
Equilíbrio nas políticas públicas
Com base nos dados, a especialista em ciências sociais Cláudia Souza Passador destaca a importância de as cidades elaborarem políticas públicas voltadas aos dois sexos.
“Podemos ter políticas públicas voltadas para os dois gêneros. Na última década, têm crescido bastante as políticas públicas para o gênero feminino e, ao mesmo tempo, não se pensa muito sobre as políticas públicas voltadas exclusivamente para o gênero masculino.”
Ainda de acordo com Passador, que também é professora do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP, a expectativa é de equilíbrio nessa questão para os próximos anos.
“Acredito que, no futuro, vá ter um equilíbrio entre essas políticas, políticas de gênero de um modo geral, incluindo as políticas voltadas ao público masculino. Podemos constatar na sociedade brasileira o alto índice de feminicídio, de alcoolismo na população masculina. Pensar em estratégias de tratamentos de terapia e auxílio para essa população pode contribuir”, completa.
Cláudia Souza Passador, especialista em ciências sociais
Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP)
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
Adicionar aos favoritos o Link permanente.