Últimos dias de outubro em SC serão de temporais e com chance de inundações


Um motorista desapareceu no Vale do Itajaí ao tentar atravessar uma rua alagada no sábado. Algumas cidades registraram cheia por conta da chuva. Blumenau, Vale do Itajaí, neste domingo (29)
Morgana Fernandes/Divulgação
Santa Catarina terá temporais entre esta segunda-feira (30) e terça (31). A Defesa Civil alerta também para o risco de inundações graduais, enxurradas, alagamentos e deslizamentos de terra.
A chuva volumosa ocorre após um domingo (29) de sol. No sábado (28), porém, o alto volume de chuva causou alagamentos e deixou algumas cidades em situação de cheia. Um motorista desapareceu no Vale do Itajaí ao tentar atravessar uma rua alagada.
A previsão indica a combinação de um sistema de baixa pressão, fluxo de ar quente e úmido proveniente da região Amazônica e a passagem de uma frente fria pelo oceano.
✅Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santa Catarina no WhatsApp.
Os maiores volumes de chuva ocorrem no Oeste, com 50 a 80 milímetros, e Vale do Itajaí, com 40 a 60 milímetros. Nas demais áreas, a chuva pode chegar a 50 milímetros. O tempo começa a mudar na quarta-feira (1º).
Motorista desaparece ao tentar atravessar carro em rua alagada em SC; mulher e criança sobrevivem
Corpo de Bombeiros/Divulgação
Por conta da previsão, a Defesa Civil alerta para os cuidados necessários a fim de evitar acidentes.
Motorista desaparece ao tentar passar com carro por rua alagada
PRF faz maior apreensão de drogas do órgão no país em 2023
No trânsito:
Atenção redobrada, já que o acúmulo de água na pista pode provocar a perda da direção e causar acidentes. Indica-se, também, o aumento da distância entre os veículos em caso de visibilidade comprometida.
Em caso de óleo na pista, não freie bruscamente pois o líquido viscoso pode entranhar nos sulcos dos pneus gerando instabilidade para o veículo. Respeite, sempre, os limites de velocidade e uso cinto de segurança.
No mar:
As condições do tempo são desfavoráveis para atividades de navegação, pesca ou prática de surf. Isso porque o mar deve apresentar ondas muito altas, com cerca de 3 metros, e há risco de ressaca. As rajadas de vento não favorecem nenhuma dessas práticas.
Dicas de prevenção:
Acompanhe os boletins climáticos de autoridades. Verifique se há acúmulo de lixo ou sedimentos que podem obstruir o escoamento da água da chuva e se os ralos de drenagem da residência não estão entupidos.
Busque saber quais estradas e rodovias costumam ser afetadas por inundações para saber qual rota seguir. Estabeleça um plano de comunicação com seus familiares e conhecidos para troca de informações em caso de emergência.
Níveis de água elevados:
Desligue a energia elétrica (quadro de luz), o gás e também a rede de água. Se for possível ou indicado pela Defesa Civil do seu município, desocupe sua residência;
Se abrigue em local seguro e não transite por áreas alagadas. Em caso de movimentação de solo, como rachaduras ou quedas de muros, árvores caídas ou ameaçando cair, saia do local e acione o Corpo de Bombeiros Militar pelo 193 ou a Defesa Civil pelo 199 para avaliação de risco.
Telefones para pedir ajuda:
Corpo de Bombeiros: 193;
Polícia Militar: 190;
Defesa Civil: 199.
✅Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santa Catarina no WhatsApp.
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias
Adicionar aos favoritos o Link permanente.