Florianópolis é campeã nacional em inovação com programas de empreendedorismo e inovação


Com a premiação, a cidade ganha ainda mais visibilidade no cenário nacional Florianópolis, que já é conhecida como o Vale do Silício Brasileiro, é a cidade vencedora da 8ª edição do Prêmio Nacional de Inovação. Com o prêmio, a cidade ganha ainda mais visibilidade no cenário nacional. No total, foram mais de 13 mil inscrições para o prêmio e 264 finalistas. O enquadramento dos ecossistemas de inovação foram definidos por meio dos critérios: número de habitantes e PIB total dos municípios envolvidos, número de Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs), Universidades e número de Ambientes de Inovação existentes.
Representada pela Prefeitura de Florianópolis, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, a capital catarinense foi apresentada de maneira online durante 3 horas em conjunto com entidades como a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), Fundação Certi (Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras), Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), Sebrae, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), CoCreation Lab e SENAI.
Programas que incentivam o empreendedorismo e inovação
Os programas desenvolvidos pela Prefeitura de Florianópolis foram ações importantes e que contribuíram para que a cidade levasse o título. O Programa Juro Zero, por exemplo, tem objetivo de fomentar o empreendedorismo e o desenvolvimento da economia do município através do microcrédito de R$5.000 para Microempreendedores Individuais (MEI’s) e R$10.000 para Microempresas (ME´s), com base legal.
Além disso, a Capital conta com Casa do Empreendedor, Tec Road, Floripa Mais Tec, Floripa Mais Empregos e o Instituto de Geração de Empregos e Oportunidades de Florianópolis (IGEOF).
Prêmio Nacional de Inovação
A premiação reconhece os esforços bem-sucedidos de inovação e gestão da inovação das empresas, ecossistemas de inovação e pesquisadores que atuam no Brasil. A ação é realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Essa é a única premiação do país que entrega um relatório gratuito para as instituições inscritas, com feedbacks, pontos positivos e oportunidades de melhorias, além do comparativo entre os candidatos da mesma modalidade. Além disso, empresas, ecossistemas e pesquisadores finalistas e vencedores conquistam reconhecimento e audiência nacional.
Fique por dentro das principais novidades da capital no canal Florianópolis, uma cidade para todos, no G1.
Leia também
Ações para combater despejo irregular de esgoto em Florianópolis são intensificadas
Floripa Mais Tec Summit promove o acesso ao ensino tecnológico de forma gratuita na Capital
Outubro Rosa: Florianópolis promove ações de conscientização sobre saúde da mulher
Adicionar aos favoritos o Link permanente.