Site da Universidade Estadual de RR sofre ataque cibernético na véspera das eleições para reitor


UERR afirma que ataque não tem impacto no site em que ocorre a escolha para o novo reitor da instituição. Universidade Estadual de Roraima sofre ataque cibernético nesta quinta-feira (26)
Reprodução/Site UERR
O site da Universidade Estadual de Roraima (UERR) sofreu um ataque cibernético na tarde dessa quarta-feira (25), véspera da eleição para escolher o novo reitor e vice da instituição, que ocorre nesta quinta (26). Em nota, a assessoria da UERR informou que o problema não afetou o sistema eleitoral – a votação é online.
Universidade Estadual de Roraima tem três candidatos na disputa à reitoria; veja quem são
Com o ataque, o site da UERR ficou fora do ar e segue até às 12h10 desta quinta.
“O site de maneira geral foi atacado e os danos estão sendo analisados pela equipe do Departamento de Tecnologia da Informação. Aparentemente o dano é apenas com relação à indisponibilidade do sítio eletrônico, sem prejuízos à informações sensíveis uma vez que apenas o portal informativo foi atacado”, informou a UERR.
Ainda segundo a UERR, o ataque “em nada influencia o sistema eleitoral. Podendo ser checado por meio do link https://eleicoes.uerr.edu.br”.
Três chapas lideradas por professores estão na disputa pela reitoria: o atual vice-reitor, Cláudio Travassos Delicato; o filósofo e pós-doutor em Educação, Elialdo de Oliveira; e a pedagoga e doutora em Educação em Ciências e Matemática, Enia Ferst. A votação segue até às 20h, no site específico para a escolha.
As pessoas aptas a votar não conseguem entrar no sistema de votação pelo celular ou computador.
Enia Ferst/Reprodução
A professora Enia Ferst procurou o g1 e disse que há relatos de professores e alunos que não conseguiram votar porque aparece a mensagem “login ou senha inválidos” mesmo estando com o nome na lista de eleitores aptos a votar.
“A Comissão [Eleitoral] explicou dizendo que é para logar com o CPF e todos estão usando o CPF. No próprio edital dizia para usar o CPF. Aí o professor está usando o CPF e o sistema não encontra o CPF do professor, do técnico e do aluno. São as três categorias que não estão conseguindo votar”, afirmou, acrescentando que reportou o caso à Comissão Eleitoral e à Ouvidoria.
Em nota, a UERR disse que o sistema eleitoral utilizado para as eleições está operacional e disponível para verificação de acesso desde o dia 28 de setembro, “exatamente para garantir que o eleitor tivesse tempo hábil para corrigir dados cadastrais e sanar dúvidas em caso de alguma inconsistência”.
Além disso, informou que, em caso de dúvidas, os eleitores podem enviar e-mail para [email protected] ou ir presencialmente na sede da instituição que as questões serão repassadas para a Comissão eleitoral.
A pessoa eleita ao cargo de reitor assume o lugar de Regys Odlare Lima de Freitas, que comanda a instituição há oito anos consecutivos.
Candidatos à reitoria da UERR (da esquerda para a direita): Cláudio Travassos Delicato, Elialdo de Oliveira e Enia Ferst
Divulgação
Adicionar aos favoritos o Link permanente.