Com otimismo, estudantes de Petrolina fazem o primeiro dia de prova do Enem


Ao todo, 13.159 estudantes estavam inscritos para realizar o Enem. ENEM 2024 -DOMINGO (3) – PETROLINA (PE) – Estudantes chegam para o primeiro dia do Enem na UPE, em Petrolina.
Andressa Silva / g1 Petrolina
Estudantes de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, fazem a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (3). Nesta primeira etapa, os participantes terão que responder 45 questões de linguagens e 45 de ciências humanas, além da redação.
SIGA: g1 terá cobertura em tempo real e programa AO VIVO com a correção das questões
GABARITO: g1 terá gabarito extraoficial e resolução comentada das questões do Enem 2024
De acordo com o Ministério da Educação, ao todo, no município 13.159 inscrições foram confirmadas. Entre eles está a de Iara Barbosa, de 34 anos. Ela fez Enem pela primeira vez em 2015, mas desistiu de continuar tentando por priorizar o trabalho e, nesse tempo, começou a estudar em um curso técnico de enfermagem. Nove anos depois, pela segunda vez ela faz a prova para dar vida ao sonho que tem desde criança: cursar medicina.
“Trabalhando, fazendo outras coisas, agora que me atentei. Quando comecei a fazer o curso, de técnico de enfermagem foi que deu um ânimo para fazer o Enem novamente e fazer uma faculdade. É um momento tenso, porque muitos alunos mais jovens estão aí no ensino médio, mais preparados, mas eu acredito que vai dar tudo certo, eu estudei bastante. Assisti muitas videoaulas em casa, aproveitei algumas coisas do curso, também, e estudei em casa, pelo youtube, ajudou bastante. Vou tentar medicina, um sonho alto”, destacou Iara.
A abertura dos portões foi às 12h, e, Douglas Brandão, de 18 anos, chegou cedo para garantir o apoio dos professores e colegas. É a segunda vez que está prestando vestibular também para medicina.
“Já cheguei mais cedo pra conversar com os professores, e me tranquilizar mais ainda. Estou tentando ficar o máximo tranquilo possível, estou com um pouco de nervosismo mesmo na redação, porque tem aquela expectativa do tema, mas de resto estou tranquilo com a prova, embora nesse primeiro dia eu ache muito cansativo, tem muito texto, eu sinto mais sono”, disse.
Já Wesllayne Caldas, de 19 anos, prestou o vestibular pela primeira vez e estava preocupada com o que encontraria hoje. Mas ela encontrou na companhia das amigas e ao longo dos estudos, o apoio que precisava.
“A ansiedade está a mil, é a minha primeira vez fazendo essa prova e, é uma experiência que eu nunca tive, para entrar numa faculdade. Eu ainda não sei bem o que quero, mas pretendo fazer algo na área da criminologia, para focar em investigação forense. Eu fiz um curso gratuito do Prevupe e estudei em casa, meus professores ajudaram, tive bastante apoio dos meus colegas. Hoje, a gente não ia vir junto, pensava que cada um ia ficar numa sala, mas todo mundo caiu na Uninassau, e chegamos um pouco mais cedo para ver o espaço, a localidade, pra não ocorrer aqueles atrasos que acontece todo ano”, relatou.
Vídeos: mais assistidos do Sertão de PE
Adicionar aos favoritos o Link permanente.