Em um ano, incêndios em veículos têm alta de 35% em Campinas; saiba o que fazer para se proteger


Número total de acionamentos passou de 37, em 2022, para 50, em 2023. Considerando somente período de janeiro a setembro de 2024, registros já ultrapassam todo o ano de 2022. m levantamento feito pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), responsável pelo trânsito na metrópole, a pedido da EPTV, afiliada à TV Globo, revelou um aumento de 35% nos registros de fogo em veículos entre 2022 e 2023.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
O número total de acionamentos passou de 37, em 2022, para 50, em 2023. Considerando somente o período de janeiro a setembro de 2024, os registros já ultrapassam todo o ano de 2022 e totalizam 38, segundo a autarquia.
O balanço estadual também indica alta. Foram, ao todo, 4.474 casos de incêndios em automóveis atendidos pelo Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo em 2022, contra 4.695 no ano seguinte. Veja os números no gráfico abaixo.

Causas e como agir
O consultor automotivo Alan Galusni explica que um dos principais motivos para incêndios em automóveis é o vazamento de combustível ou óleo.
“Então você tem toda a tampa de válvula vazando óleo e aqui é o escapamento do carro. Esse óleo está acumulando e vai chegar uma hora que ele vai cair no escapamento. E dependendo da situação, está quente e isso pode ocorrer de pegar fogo”, exemplifica.
🧯 Galusni orienta aos motoristas que, caso percebam princípios de incêndio com o veículo em movimento, devem seguir as seguintes orientações:
pare o carro imediatamente e, se houver, pegue o extintor;
sacuda o extintor, vá para a frente do carro e perceba onde as chamas começaram;
se for embaixo do veículo, deite e acione o extintor na região;
evite abrir a tampa dianteira do veículo;
na sequência, acione o extintor em cima do motor para evitar problemas.
E como prevenir incêndios?
“Primeiro passo, sempre que perceber um vazamento de óleo ou cheiro de combustível, procura uma oficina que você conheça, que você tenha confiança, ou até mesmo a concessionária da marca do carro, se o carro estiver na garantia, para checar esse vazamento e esse cheiro. Porque o carro não é normal o cheiro de combustível e muito menos parar e ficar pingando óleo”, diz o consultor.
Carro pega fogo e bloqueia trânsito na Av. Francisco Glicério, no Centro de Campinas
Naldo Araújo
‘Sensação horrível’
Do carro da Beatriz só ficaram as lembranças. Ela voltava para casa com uma amiga quando o veículo teve uma pane elétrica. Ela gravou o começo do fogo e as pessoas tentando ajudar, mas depois que os bombeiros controlaram as chamas, só sobrou a carcaça.
“O carro ele parou no semáforo e morreu. Nisso que morreu eu tentei dar a partida, tentei dar uma ou duas vezes. E na terceira vez que eu tentei dar a partida, ele começou a sair um fogo de dentro do capô. Aí nisso a gente já saiu de dentro do carro desesperada, não sabia o que fazer”, conta.
“A sensação foi horrível, porque ele não tinha seguro, era meu único carro, então eu perdi tudo”, lamenta.
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias sobre a região no g1 Campinas

Adicionar aos favoritos o Link permanente.