Taciba, “o ninho feito pelas mãos de Deus” comemora 70 anos em novembro


A terra da Formiga Grande hoje olha para o futuro de seus moradores e acolhe visitantes com carinho. Conhecida como “o ninho feito pelas mãos de Deus”, Taciba comemora seus 70 anos com orgulho de seu solo fértil e a abundância de suas águas.
Divulgação
Em 1º de novembro a cidade de Taciba completa 70 anos de emancipação, celebrando uma trajetória marcada pelo crescimento, tradição e força de uma comunidade dedicada.
O “Ninho feito pelas mãos de Deus”, Taciba preserva suas raízes e hoje olha para sua população com vontade de um futuro próspero e acolhe aqueles que a visitam com carinho.
No Oeste Paulista, a cidade que chega a sete décadas tem sua história entrelaçada com a agricultura, prosperou principalmente com as plantações de café e cana-de-açúcar, além da pecuária, que impulsionaram seu desenvolvimento e garantiram um papel importante na economia local. Mesmo com a modernização e o avanço tecnológico, o município preserva a simplicidade e os valores familiares, mantendo tradições que remontam às origens dos seus primeiros moradores e ainda mantém a economia girando.
A origem do nome da cidade vem de raízes indígenas, que significa em Tupi “Formiga Grande”, também uma forma de homenagear os índios, que foram os primeiros moradores.
Hoje é a terra da hospitalidade, solo fértil, abundante em águas, e da culinária dos derivados de leite e milho, o lanche, pizza e o tradicional churrasco em família e amigos.
São diversos pontos da cidade que viram ponto de encontro ou de passa tempo, seja no bosque ao lado do córrego formiga que corta toda a cidade, com pista de caminhada, parque para as crianças e academia ao ar livre ou no balneário, com quiosques no piscinão.
Cidade, que homenageia os índios tupis-guaranis no nome, possui locais importantes para os moradores locais e do Oeste Paulista.
Divulgação
Além disso, os projetos da cidade são importantes no incentivo social e ambiental, assim como o Projeto Cavalo Amigo, onde crianças e adolescentes aprendem sobre disciplina, mundo do animal, além da terapia. O Projeto Pneu Arte, importante para fomentar a arte e esculturas, transformando lixo em arte, utilizando material reciclável.
E para quem gosta de esporte, Taciba estimula os futuros atletas ou mesmo aqueles que buscam uma vida melhor, com projetos como o muay thai, karatê, basquete, futsal, futebol, voleibol, além das artes com balé e Projeto Guri.
Além das belezas naturais da cidade, os moradores se orgulham da hospitalidade oferecida a todos pelo município.
Divulgação
A senhora Taciba
A receita básica para chegar aos 70 brilhantes anos é administração, população e trabalho. Nos últimos anos, a cidade tem se destacado não apenas pelo aspecto econômico, mas também pela valorização de seu patrimônio, das festas populares e das manifestações culturais que celebram a história e a identidade tacibense.
Para além das festividades, as sete décadas marcam um compromisso com o futuro. A cidade tem investido na educação e na infraestrutura, buscando oferecer melhores condições de vida para seus moradores e honrando o legado dos pioneiros.
Assim como diversas obras e benefícios para os próximos anos, pode-se destacar a cobertura da arena do recinto de exposições e a obra do centro de fisioterapia, pensamento no futuro e bem-estar da população, ingredientes que fazem parte da receita de sucesso.
70 anos de história, dedicação e trabalho
Divulgação
A formiga gigante, conhecida pela força que tem, ainda é assim, mesmo parecendo pequena, é grande diante de seus moradores e é forte com a soma do trabalho de todos que a compõem, se agigantando no Oeste Paulista.
Neste aniversário o município reforça seu papel como símbolo de fé, trabalho e unidade, mantendo acesa a chama de um lugar onde as raízes são profundas e o futuro é promissor.
Parabéns, tacibenses, pelos 70 anos de uma Feliz Cidade!
Adicionar aos favoritos o Link permanente.