Após atingir menor nível da história, rio Madeira volta a subir em Porto Velho


Boletim do CRPM revelou que rio Madeira chegou aos 1,87 metro. Principal rio de Rondônia deve se manter em tendência de queda, revelou a pesquisa. Bancos de areias sugem devido a seca do rio Madeira
Thiago Frota/ Rede Amazônica
Após atingir o nível histórico de seca, chegando a medir 1,10 m em outubro, o rio Madeira voltou a subir lentamente nas últimas semanas, revelou o Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM).
✅Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Rondônia no WhatsApp.
De acordo com o boletim divulgado na terça-feira (24), o rio chegou à marca de 1,87 metro, resultado de chuvas abaixo da média que foram registradas nas últimas semanas.
Entretanto, de acordo com o SGB, o nível do rio deve voltar a descer, já que com o “atraso e a fraca intensidade das chuvas, provocadas pelo El Niño”, o rio deve se manter em queda.
Marcus Suassuna, pesquisador em Geociências pelo do Serviço Geológico do Brasil esclarece que as chuvas em Porto Velho não causam um impacto significativo no nível do rio, pois cerca de 75% da bacia do rio Madeira está na Bolívia.
Leia mais: Milhares de ribeirinhos sem água, ‘montanhas de pedras’ e bancos de areia gigantes: o retrato da seca histórica no rio Madeira
‘Condição natural’: seca extrema revela cor real do rio Madeira em Porto Velho
Adicionar aos favoritos o Link permanente.