Voltam para casa cachorros resgatados de barco durante enchente em Porto Alegre


Guaíba atingiu 3,17 metros, maior nível desde enchente histórica de Porto Alegre em 1941, tirando pessoas de casa em setembro deste ano. Voltam para casa cachorros resgatados de barco durante enchente em Porto Alegre
Voltaram para casa, nesta segunda-feira (30), oito cachorros que foram resgatados de barco durante uma enchente que atingiu a Ilha da Pintada, no bairro Arquipélago, em Porto Alegre, em 27 de setembro, por causa da alta do nível do Guaíba.
✅ Acesse o canal do g1 no WhatsApp
Naquela data, a prefeitura de Porto Alegre, com apoio de uma Organização Não Governamental (ONG), havia levado os animais para um abrigo no bairro Lami, onde eles ficaram até que pudessem voltar para o dono.
Cães resgatados voltam para casa em Porto Alegre
Agência RBS e g1 RS
O tutor, Jair da Silva, de 62 anos, era só felicidade quando recebeu os bichinhos de volta. A água invadiu a sua casa, que fica na Avenida Presidente Vargas, pelos fundos. Ela chegou a atingir a sua cintura e foi com a ajuda de um barco que conseguiu salvar os animais.
“Bah, família unida. Só festa”, comemora Silva.
Jair da Silva e um dos seus cães resgatados durante enchente em Porto Alegre
Ronaldo Bernardi/Agência RBS
Foi mais de um mês separados. Como a casa de Silva ainda não estava em condições de receber os animais, eles permaneceram no abrigo até que isso fosse possível.
A enchente causou diversos estragos em residências na região das ilhas, principalmente no extremo-sul. Na Ilha Mauá, residências desabaram. O Corpo de Bombeiros foi acionado para auxiliar em resgate de pessoas impedidas de sair de casa pela água. Um helicóptero da Brigada Militar foi utilizado para buscas na região.
A prefeitura chegou a contabilizar 39 pessoas abrigadas na Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem, na Ilha da Pintada, e 40 na Escola Alvarenga Peixoto, na Ilha dos Marinheiros.
Auxílio para comerciantes e famílias
A prefeitura de Porto Alegre procura comerciantes e famílias aptos a receber o auxílio financeiro para reestruturação de casas e comércios.
A busca ativa seguirá até esta terça-feira (31)nos locais atingidos. A partir de quarta (1º), os núcleos familiares, que desejarem receber avaliação para ver se estão enquadrados nos critérios do programa, devem se dirigir a alguma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ou ligar para o 156 para fazer a solicitação de análise.
Jair da Silva junto de um dos seus cães resgatados durante enchente em Porto Alegre
Ronaldo Bernardi/Agência RBS
VÍDEOS: Tudo sobre o RS
Adicionar aos favoritos o Link permanente.