Candidata tenta vaga em medicina via Enem para ajudar em tratamento de saúde do pai: ‘queria fazer alguma coisa’


Safira Beatriz Costa Silva, de 17 anos, diz que também se interessou pela área pelo desejo de ajudar as pessoas. Safira (à esquerda) e a amiga Giulia em frente a local de prova do Enem, em Campinas
João Conrado Kneipp/ g1
Uma candidata que vai prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (5), em Campinas (SP), revelou que escolheu o curso de medicina pelo desejo de ajudar no tratamento de saúde do pai.
“Meu pai, ele fuma e acabou afetando o pulmão dele. Aí eu queria fazer alguma coisa pra ele não continuar com esse vício. Ele tem muita tosse diariamente, tem diabetes, pressão alta”, revelou Safira Beatriz Costa Silva, de 17 anos.
O desejo de ajudá-lo foi recorçado pelo medo do pai em realizar um tratamento de saúde.
Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
“Ele não vai ao médico, é essa a questão, por isso que eu quero ser [médica]. Ele tem medo. Tento, só que ele não vai. Aí eu quero ser médica pra tentar ajudar ele, pra ele ter um conforto pra ir realmente pra um posto de saúde ou pra algum lugar assim”.
Safira revela um perfil altruísta ainda mais amplo ao comentar o que a levou a tentar o curso de medicina.
“Eu gosto de ajudar muitas pessoas. Tanto quanto saúde mental quanto psicológica. Aí, eu falei: o que que eu posso fazer pra tentar ajudar as pessoas de certa forma? Aí eu acabei escolhendo ou medicina ou enfermagem. Mas fui mais pro lado da medicina”.
A estudante quer tentar uma vaga na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Pontifícia Universidade Católica (PUC) ou Universidade Paulista (Unip).
Enem 2023: locais de prova são alvo de reclamação de candidatos
Luis Lima Jr/Fotoarena/Estadão Conteúdo
A Região de Campinas (SP) tem 42,1 mil pessoas inscritas no Enem, cuja primeira prova ocorre neste domingo. Os dados foram passados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), do Ministério da Educação, responsável pela aplicação da prova.
O Enem 2023 será aplicado em 19 das 31 cidades da área de cobertura do g1 Campinas. A metrópole reúne o maior número de inscritos, com 15,8 mil estudantes. Já o município da região com menos candidatos é Pedreira, com 408 pessoas. Veja os detalhes na tabela:
Estudantes que vão fazer o Enem na região de Campinas
Confira abaixo informações sobre o exame, como consultar o local de prova e o que pode e não pode levar ao Enem. 📑
Como consultar o local de prova? 🔎
Os locais de prova onde cada candidato fará o Enem estão no cartão de confirmação, na Página do Participante.
👉 Para acessar o cartão de confirmação, basta entrar no endereço https://enem.inep.gov.br/participante e fazer o login com CPF e senha. Aparecerá uma notificação em destaque para consultar o cartão.
👉 Após consultar o cartão de confirmação, as dicas são:
pesquisar o endereço do seu local de prova;
verificar a distância e o tempo de deslocamento;
e, se possível, simular o percurso antes, considerando que, aos domingos, o trânsito e o transporte público têm fluxos diferentes.
🚨 O portão fecha às 13h, mas a orientação do Inep é chegar às 12h ao local de prova.
O que é cartão de confirmação? 📑
É o documento em que o candidato pode consultar o local de prova. Lá, também estarão escritos o idioma escolhido para a prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol), as datas do exame e as solicitações de atendimento especializado (no caso de pessoas com deficiência ou lactantes, por exemplo).
Datas das provas 🗓️
5 de novembro
45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol);
45 questões de ciências humanas;
Redação
12 de novembro
45 questões de matemática;
45 questões de ciências da natureza.
Horários ⌚
Abertura dos portões: 12h
Fechamento dos portões: 13h
Início das provas: 13h30
Término das provas no 1º dia: 19h
Término das provas no 2º dia: 18h30
Mais orientações ✏️
📃 O Inep recomenda (mas não obriga) que os candidatos levem o cartão de confirmação, documento em que estão dados como local de prova e idioma escolhido (inglês ou espanhol). O papel deve ficar guardado no envelope porta-objetos.
🔫 Armas não são permitidas nem no envelope. Se o candidato apresentar autorização de porte, deverá informar ao chefe da sala de aplicação da prova. Será necessário prestar o exame em um espaço à parte, separado dos demais alunos.
LEIA MAIS
Como tirar nota mil na redação? Veja dicas de alunos que conseguiram o grande feito
Macetes de matemática ensinados no TikTok funcionam?
✉️ Os envelopes porta-objetos devem ficar lacrados e identificados durante toda a permanência do candidato na sala de aula.
🍔 Lanches, bebidas não alcoólicas, artigos religiosos (como quipá e véu) e materiais de acessibilidade (máquina de escrever em braile, sorobã, lupa etc.) são permitidos, desde que possam ser vistoriados pelos fiscais
📣 Se o celular ou qualquer outro aparelho eletrônico emitir sons mesmo que dentro do envelope, o participante será eliminado do Enem.
📱 Os documentos devem ser originais e com foto. Algumas versões digitais serão aceitas, como e-Título, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital e RG Digital. O candidato deve apresentar o aplicativo oficial ao fiscal — capturas de tela não serão válidas. Após a entrada na sala de aula, o uso do celular continuará vetado.
VÍDEOS: saiba tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.