Petrópolis tem inscrições abertas para o 2º Prêmio Ubuntu, que homenageia personalidades negras


Inscrições ou indicação de nomes de pessoas que são ou foram destaques na luta antirracista e na promoção da igualdade racial podem ser feitas pela internet até 10 de novembro. Festa Afro Ubuntu
Carlos Miranda
Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, está com inscrições abertas para o 2º Prêmio Ubuntu, que homenageia personalidades negras que são ou já foram destaques na luta antirracista e na promoção da igualdade racial na cidade.
As inscrições ou indicações dos nomes a serem homenageados com o prêmio podem ser feitas até o dia 10 de novembro pelo link: https://forms.gle/mpR3pLcQzXoLtFUL6.
A análise dos nomes será feita pela comissão formada pela Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial e o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial.
Ubuntu é uma palavra comum em várias línguas africanas, geralmente traduzida como humanidade. Mas Ubuntu é uma palavra com muitos significados: amizade, solidariedade, compaixão, perdão, irmandade, o amor ao próximo, além da capacidade de entender e aceitar o outro. Ou seja, é um conceito que apela à interdependência dos seres humanos, compreendendo que uma pessoa só é uma pessoa por conta de outras pessoas.
Premiação na Festa Afro Ubuntu
Festa Afro Ubuntu realizada em 2022 na Praça da Liberdade, em Petrópolis
João Vitor Brum/g1
A solenidade de entrega do prêmio será na abertura da Festa Afro Ubuntu 2023, no dia 17 de novembro. A festa segue até 20 de novembro.
Ela é promovida pela Prefeitura de Petrópolis, por meio da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial (Copir) e o Instituto Municipal de Cultura (IMC), em conjunto com o Conselho de Promoção da Igualdade Racial (Compir), junto ao segmento de culturas afro-brasileiras, quilombolas e de matrizes africanas.
Os nomes inscritos para o Prêmio Ubuntu podem representar uma das dez categorias.
Confira cada categoria:
Gastronomia: Celebra o reconhecimento de pessoas negras, independente de nível técnico, inseridos ou não na produção da culinária afro-brasileira em nosso município. Reconhecendo a contribuição destas para o ecossistema da gastronomia da cidade.
Influência e Representatividade Digital: Premia influenciadores digitais negros e/ou indígenas, sejam eles youtubers, blogueiros, instagrammers, tiktokers, facebookers ou expoentes das demais redes sociais com destaque na comunicação.
Categoria Artística: Voltada para o reconhecimento às produções feitas por artistas negros e negras. Sendo arte toda ou qualquer forma humana de expressão e suas diversas manifestações.
Liderança Negra: Promovido para reconhecer iniciativas de agentes que tenham buscado a redução da desigualdade racial, com a ampliação do acesso e do desenvolvimento profissional de pessoas negras.
Destaque Jovem: Pessoa negra na faixa etária dos 15 aos 29 anos de idade, destaque nas diversas formas de leitura, relação e realização de mundo.
Destaque Infantil: Pessoa negra na faixa etária dos 07 aos 14 anos de idade, destaque nas diversas formas de leitura, relação e realização de mundo.
Profissional Destaque: Pessoa negra vinculada a instituição pública ou privada, com destaque em suas competências e realizações.
Empreendedorismo Negro: Pessoa negra que atua no mercado com uma atividade própria. Que com seu próprio negócio, transforma oportunidades em uma organização lucrativa e sustentável.
Educador(a) / Professor(a): Honrar personalidades com iniciativas que buscam promover a igualdade racial ao trazer formas de acesso, narrativas, métodos de aprendizado e práticas pedagógicas que priorizem os saberes, a filosofia, a tecnologia, a história e a cultura africana.
Prêmio Ubuntu: Reconhecimento de personalidade negra que é ou foi destaque na luta pela Promoção da Igualdade Racial.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.