‘Como se mora num lugar desse?’, questiona morador ao ter casa alagada toda vez que chove em Ribeirão Preto


Auxiliar de limpeza mora na Rua São Francisco, perto da Via Norte, e vê residência tomada pela água durante temporais. Em 30 minutos de chuva, ruas alagam e causam transtorno em Ribeirão Preto, SP
O auxiliar de limpeza Marco Antônio Costa mora há 40 anos na Rua São Francisco, próximo à Via Norte, zona Norte de Ribeirão Preto (SP). Toda vez que chove, uma coisa é certa: a casa dele fica alagada.
Nesta terça-feira (31), quando mais um temporal atingiu a cidade, não foi diferente. A residência, mesmo com comportas na entrada, ficou cheia d’água e ele teve prejuízo.
“Aqui, toda chuva que dá acontece esse alagamento, vários e vários anos. A prefeitura não toma uma atitude, uma solução aqui pra gente. A gente já pediu, mas eles não dão solução. Como se mora num lugar desse?”, questiona.
Ao g1, a Secretaria da Infraestrutura informou que, após vistorias técnicas, foi verificada necessidade de adequação das galerias de águas pluviais do local.
Quintal da casa de auxiliar de limpeza alagada na Rua São Francisco em Ribeirão Preto
Marcelo Moraes/EPTV
O ponto na Via Norte é o mesmo onde um ônibus do transporte público parou no meio da enxurrada e ficou ilhado na sexta-feira (27) durante uma forte chuva. Uma equipe do Corpo de Bombeiros precisou usar um bote para resgatar os passageiros.
O irmão do aposentado Nivaldo Tavares precisa ‘abandonar’ o local de trabalho sempre que a chuva chega. Dono de uma oficina, há 15 anos ele encara as enchentes. O jeito é colocar as coisas no carro e retornar quando a água abaixa.
“É só chover e tem que sair correndo, colocar máquina dentro do carro, tudo. Tem que pegar o escritório completo e sair correndo para se livrar da chuva.”
📱 NOTÍCIAS NO CELULAR: Faça parte do canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
Casa do auxiliar de limpeza Marco Antonio da Costa tem comporta para reduzir impacto de alagamentos
Marcelo Moraes/EPTV
Para Nivaldo, a sensação é de impotência, porque nenhuma melhoria foi feita no trecho para tentar sanar o problema.
“A gente se sente impotente. Faz 15 anos que ele está aqui e há 15 anos ele sofre com esse problema. Precisa ser tomada uma atitude ou alguém fazer alguma coisa. Uma cidade como Ribeirão Preto, esse ponto aqui é o que mais alaga em Ribeirão.”
Já o auxiliar de limpeza Marco Antonio Costa perdeu a esperança de ver uma solução.
“É muito ruim você ter que recomeçar tudo de novo praticamente da estaca zero. Dói no coração. Você perde tudo: geladeira, freezer, cama, cômoda, roupa (a gente nem tem mais praticamente). Você perde tudo, a água leva embora.”
Em nota, a Secretaria da Infraestrutura informou que equipes técnicas iniciaram a elaboração de um plano de trabalho que viabilizará adequações no local.
A ideia, segundo a pasta, é melhorar a eficiência do sistema de drenagem e vazão das águas pluviais da região.
Rua São Francisco, perto da Via Norte, alagada em Ribeirão Preto, SP
Marcelo Moraes/EPTV
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão e Franca
Vídeos: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.