VÍDEO: Usina Salto Caxias abre vertedouros após grande volume de água devido as chuvas no PR


Local registrou vazão de 20 milhões no fim de semana devido a alta vazão do Rio Iguaçu, causada pelo grande volume de chuvas registradas ao longo do leito do Rio do Iguaçu. Usina Salto Caxias abre vertedouros após grande volume de água devido as chuvas
O usina hidroelétrica Salto Caxias entre Capitão Leônidas Marques e Nova Prata do Iguaçu, ambas no sudoeste do Paraná, está com vertedouros abertos desde o fim de semana devido a alta vazão do Rio Iguaçu, causada pelo grande volume de chuvas registradas ao longo do leito do rio. Assista ao vídeo acima.
A vazão chegou a mais de 20 milhões de litros de água por segundo no fim de semana. Nesta segunda-feira (30), gira em torno dos 12 milhões.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
As outras cinco usinas ao longo do leito do Rio Iguaçu, que nasce na região metropolitana de Curitiba e segue no sentido leste a oeste do estado, também estão com vertedouros abertos desde seis de outubro, segundo a Companhia Paranaense de Energia (Copel), que faz o monitoramento da vazão.
Vazão chegou a 20 milhões no fim de semana
Reprodução RPC
O aumento expressivo da vazão ao longo do leito causa impactos também nas Cataratas do Iguaçu, que registrou nesta segunda (30) fluxo acima dos 24 milhões de litros de água por segundo, de acordo com o monitoramento hidrológico da Copel.
Esta é a segunda maior vazão desde 1997, quando o monitoramento passou a ser automático e medido de hora em hora.
Usina Salto Caxias abre vertedouros após grande volume de água devido as chuvas no PR
Reprodução RPC
LEIA TAMBÉM:
VÍDEO: Aumento de 16 vezes na vazão das Cataratas do Iguaçu influencia inundações no Paraguai e famílias precisam ser removidas de casa
DESTRUIÇÃO: Água invade aviários e mata animais em propriedade de Dois Vizinhos
Chuvas no Paraná
Pelo menos 36.237 pessoas foram atingidas por temporais no Paraná da última quinta-feira (26) até domingo (29). É o que indica o mais recente balanço da Defesa Civil do Paraná, divulgado na manhã desta segunda-feira (30).
Conforme o documento, na manhã desta segunda, 779 pessoas estão desabrigadas e 1.894, desalojadas. O órgão afirma, ainda, que registrou 30.280 residências danificadas e 26 casas destruídas.
Também de acordo com a Defesa Civil, 57 cidades tiveram danos registrados, como Porto Amazonas, nos Campos Gerais.
O Rio Iguaçu voltou a subir na cidade e chegou a 5,8 metros, de acordo com a Companhia Paranaense de Energia (Copel).
Em Dois Vizinhos, no sudoeste, choveu 270 milímetros apenas no sábado (28), de acordo com o Simepar. A média histórica de outubro era de 231 mm na cidade.
Outra cidade com moradores afetados foi Francisco Beltrão, também no sudoeste. Com registro de quase 200mm de chuva em apenas um dia, vários pontos da cidade alagaram, e casas foram invadidas pela água.
VÍDEOS: Mais assistidos g1 PR
Leia mais notícias da região em g1 Oeste e Sudoeste.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.