Conflito de horário entre Enem e final da Copa do Brasil gera lamentos de candidatos torcedores de Flamengo e Atlético


Estudantes tiveram de abrir mão de assistir à partida, mas demonstram ansiedade em saber o resultado da partida assim que deixarem as salas de prova. Lucas teve de abrir mão de assistir final da Copa do Brasil para prestar o Enem
Pedro Amatuzzi/g1
A coincidência de datas entre o Enem 2024 e a final da Copa do Brasil, entre Flamengo e Atlético (MG) gerou lamentações de estudantes que torcem para os clubes e tiveram de abrir mão de ver o jogo para realizar o exame, neste domingo (3).
A prova começou às 13h e o portão abre para a saída dos primeiros candidatos às 15h30, meia hora antes da partida. Porém, os candidatos só podem sair com a prova em mãos às 18h30.
Ana Carolina, de 20 anos, que tenta um curso de medicina, disse que está ansiosa tanto em relação ao jogo quanto com a prova.
“Tô muito triste que eu não vou conseguir assistir o jogo, mas prioridades, né?”
Ela acredita que não vai dar tempo de assistir ao jogo. “O jogo já vai ter acabado. Mas a primeira coisa que eu sair da sala é abrir o placar no celular pra ver o resultado do jogo”.
Ana Carolina demonstra ansiedade com o Enem e a final da Copa do Brasil
Fernando Almeida/g1
O flamenguista Lucas Arruda, que presta o Enem pela segunda vez pra ciências da computação, também disse estar chateado com o conflito de horários e que vai olhar o placar assim que sair da sala.
“Não fala isso que é assunto sensível. Eu tava falando que se eu sair daqui e o jogo não tiver decidido, eu nem venho [na prova do próximo domingo] porque eu vou ter um treco. Brincadeira eles colocarem no mesmo horário, cara, não tem condição”.
“Eu tenho que fazer a prova, né. Infelizmente. Mas vai dar tudo certo. Até o final da prova já vai ter acabado o jogo. Não vou sofrer muito assistindo o jogo. O Gabigol já vai ter metido dois. Já seremos campeões”, brincou.
Pai de candidata no Enem, Marcelo Miranda Lopes disse que só vai assistir à final da Copa do Brasil após ela terminar a prova
Fernando Almeida/g1
Pai atleticano vai esperar a filha
E a apreensão não acontece apenas com os estudantes. O atleticano Marcelo Miranda Lopes, pai da Gabriela, de 18 anos, que vai prestar o exame, disse que vai esperar ela em frente ao local do exame e só vai ir para casa ver a final quando ela sair.
“Eu tô ansioso por ela também, mas a Copa do Brasil, tamo aí, né? Eu tô bem ansioso. Ela aqui na prova e depois torcer lá pro Galão da massa. Eu vou esperar ela sair [pra ver o jogo]”.
Enem 2024 – Domingo (3) – Campinas (SP) – Faltando 15 minutos para o fechamento do portão, movimentação ainda é intensa na Unip
Fernando Almeida/g1
Quais são as datas do exame? 📆
O Enem 2024 será aplicado neste e no próximo domingo:
3 de novembro
45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol);
45 questões de ciências humanas; e
redação.
10 de novembro
45 questões de matemática; e
45 questões de ciências da natureza.
Quais são os horários da prova? ⌚
Portões abrem às 12h
Portões fecham às 13h
Prova começa às 13h30
Pode sair, mas sem o caderno de questões a partir das 15h30
Só é possível sair com o caderno de questões nos últimos 30 minutos finais do horário do exame.
Aplicação da prova no 1º dia acaba às 19h
Aplicação da prova no 2º dia acaba às 18h30
Redação do Enem ou ‘cover’ de Machado de Assis?
Veja outras notícias da região no g1 Piracicaba
Adicionar aos favoritos o Link permanente.