Papa-piri: a espécie que inspirou o mascote oficial dos Jogos Pan-Americanos de 2023


Nativa do Chile, ave é a única da família “Tachurisidae” e inspirou mascote “Fiu”. Papa-piri possui até oito cores diferentes em sua plumagem
David F. Belmonte/iNaturalist
Os Jogos Pan-Americanos são um evento multiesportivo realizado a cada quatro anos para atletas de nações do continente americano. Na edição de 2023, o torneio foi sediado na cidade de Santiago, capital do Chile, com início em 20 de outubro e término no próximo domingo, dia 5 de novembro.
Mascote oficial do torneio, “Fiu” foi inspirado no papa-piri (Tachuris rubrigastra), uma ave nativa do Chile, facilmente vista nos pântanos do país. A organização do evento diz que o nome faz menção ao canto da ave.
Mascote participando do “Ative sua rua” em Cerrillos
Santiago 2023 / Sergio Maureira
De acordo com o site WikiAves, a espécie também é encontrada no Peru, Bolívia, Argentina, Paraguai, Uruguai e Brasil. Aqui, ela está distribuída nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
O nome da espécie vem da junção de três palavras de origem guarani: tachuri, rubi e gastris. Juntas, significam “pequeno pássaro de barriga vermelha”. É uma ave de pequeno porte, de aproximadamente 11 cm, inconfundível por sua plumagem colorida, sendo possível identificar oito cores diferentes.
Única ave da família
O biólogo do Terra da Gente, Luciano Lima, traz uma curiosidade interessante sobre o pássaro e a origem do nome popular no Brasil. “Ela é a única espécie na sua família [Tachurisidae], o que indica ser uma ave bem ‘diferente'”, diz ele.
Papa-piri (Tachuris rubrigastra) é uma espécie nativa do Chile
Ulises/iNaturalist
“É encontrada somente em áreas úmidas, o que está refletido no seu nome em português, já que piri é uma espécie de planta aquática. No entanto, não se alimenta dessa planta, como indica seu nome [papa-piri], mas exclusivamente de pequenos insetos”, explica Luciano.
De acordo com o Wikiaves, quase sempre é encontrada em brejos, taboais e juncais altos. Voa em pouca altura, entre moitas de vegetação, e pousa em locais abertos.
O papa-piri se alimenta de pequenos insetos que provém dos ramos de taboa ou em vegetações flutuantes. Enquanto procuram alimento, se movem de taboa em taboa, em voos curtos ou em pequenos saltos.
Para construir seu ninho, utilizam folhas de junco molhadas. Seus ninhos se parecem com pequenas taças e se encontram amarrados a um ramo de taboa, a cerca de 50 cm da água. Conhecido também como bonito-do-piri, é um pássaro fácil de avistar e não corre risco de extinção.
Papa-piri é uma ave pequena, com cerca de 11 cm de comprimento
Tamara Catalán Bermudez/iNaturalist
*Texto sob supervisão de Giovanna Adelle
VÍDEOS: Destaques Terra da Gente
Veja mais conteúdos sobre a natureza no Terra da Gente
Adicionar aos favoritos o Link permanente.